Alepi

Deputada Flora Izabel conhece projetos da Defensoria Pública e afirma que dará apoio

A parlamentar elogiou o papel da Instituição e garantiu apoio, por meio de emendas, para que os projetos alcancem mais êxito

Flora Izabel elogiou os projetos apresentados pelo defensor-geral Erisvaldo Marques

Flora Izabel elogiou os projetos apresentados pelo defensor-geral Erisvaldo Marques

A deputada Flora Izabel (PT) visitou nesta quarta-feira (29), a Defensoria Pública do Estado do Piauí. A parlamentar foi recebida pelo defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior. Na oportunidade Flora Izabel conheceu os projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública em diferentes segmentos. O defensor-geral explicou que a Instituição tem buscado cada vez mais estar próxima da população, saindo do gabinete e levando atendimento e orientações em direitos, assim como formação e empoderamento a públicos variados, de acordo com suas especificidades. A parlamentar elogiou o papel da Instituição e garantiu apoio, por meio de emendas, para que os projetos alcancem mais êxito.

 A subdefensora pública geral destacou o projeto “Defensoras Populares”, que tem por objetivo capacitar lideranças comunitárias femininas e demais mulheres interessadas, em direitos humanos, serviços e equipamentos públicos destinados ao atendimento das mulheres, sistema básico de Justiça, noções de direitos de grupos sociais vulneráveis e empreendedorismo e já formou sua primeira turma em 2019,com lideranças do bairro Itararé. “Tem sido uma experiência extremamente enriquecedora e engrandecedora também para nós da Defensoria o desenvolvimento desse projeto. Durante o primeiro curso observamos o interesse das lideranças femininas em conhecerem mais sobre os direitos das mulheres e tivemos a grata satisfação de perceber que, a cada módulo, elas estavam mais conscientes desses direitos e da importância de se tornarem protagonistas nessa conquista. É um projeto que deu certo e que pretendemos levar para outras regiões de Teresina agora em 2020, oportunizando que mais mulheres possam ser capacitadas”, informou Carla Yáscar Belchior.

O defensor público geral  informou sobre os demais projetos e ações da Defensoria, bem como sobre o papel da Instituição no atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência. “Temos um Núcleo atuante nessa área, o Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que proporciona o atendimento eficaz às mulheres que procuram a Defensoria em busca dessa proteção. Quanto aos demais projetos, todos vêm sendo desenvolvidos,  objetivando levar o atendimento até onde nosso público-alvo está. Temos o projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, que possibilita o atendimento às pessoas com transtornos mentais e seus familiares; o “Defensoria PopRua”   – visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua”; o “Construindo Pontes de Acesso Jurídico às Pessoas em Situação de Cárcere”, que leva o atendimento cível para dentro das Unidades Prisionais; o “Vozes dos Quilombos”, desenvolvido junto as comunidades quilombolas do Piauí, e muitos outros, todos já alcançando resultados concretos para nossa satisfação, nos estimulando a buscar cada vez mais prestar um atendimento com boa qualidade aos nossos assistidos”, enfatizou Erisvaldo Marques.

A deputada Flora Izabel ressaltou as impressões que teve do trabalho da Defensoria. “Quero parabenizar em nome do defensor-geral Erisvaldo Marques e toda a sua equipe, o trabalho que a Defensoria Pública está fazendo aqui no estado do Piauí. O que mais me impressionou é que é um trabalho com bastante sensibilidade social, que vai em benefício da população mais oprimida e que mais necessita dos trabalhos de uma advocacia pública. O projeto que trata da população quilombola, por exemplo, que sabemos o tanto que é carente e necessita dos serviços públicos; a população com problemas psiquiátricos junto com suas famílias; as mulheres que não te advogado, estão na situação da lei Maria da Penha e a Defensoria tem o Núcleo da Mulher, que faz esse atendimento visando coibir a violência doméstica. Temos a população de rua, que recebe um serviço de acompanhamento e assessoria jurídica. Então, a  Defensoria faz o seu trabalho, está cumprindo o seu papel  e aqui me coloquei à disposição, junto com minhas emendas parlamentares, de as destinar também este ano para a Defensoria, para que os projetos sejam realizados com mais recursos públicos, pois é essa nossa missão. Mais uma vez parabéns a toda a equipe da Defensoria Pública do Estado do Piauí”, disse a deputada.

Dê sua opinião: