Alepi

Conselheiros tutelares são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

A proposta foi apresentada pelo deputado Firmino Paulo (Progressistas) comemorando o Dia do Conselheiro Tutelar

A Sessão Solene comemorou o Dia do Conselheiro Tutelar

A Sessão Solene comemorou o Dia do Conselheiro Tutelar

Através de proposição do deputado estadual Firmino Paulo, nesta terça-feira (23), no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, foi realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar (comemorado no último dia 18 de novembro). A solenidade contou com a presença de conselheiros tutelares de 50 municípios do Piauí, e teve como objetivo fazer um balanço sobre as conquistas obtidas pela classe, assim como analisar quais os próximos trabalhos a serem realizados para a garantia de mais direitos para a categoria.Em seu discurso durante a solenidade, o deputado Firmino Paulo ressaltou os avanços obtidos pelos conselheiros no Piauí e destacou que além das melhorias na infraestrutura dos conselhos tutelares é preciso seguir trabalhando por mais treinamento e capacitação para a categoria nos próximos anos: “Muito se avançou na questão da infraestrutura e da logística para o trabalho do conselheiro tutelar, mas precisamos avançar ainda mais. Não somente a questão da estrutura, mas também na questão do treinamento. Temos hoje parceria com a Defensoria Pública do Piauí nessa questão do treinamento, e queremos mobilizar cada vez mais a nossa bancada estadual, e também federal, para garantirmos mais estrutura e treinamento para os conselheiros. Estamos aqui trabalhando diuturnamente na Assembleia Legislativa, e estamos à disposição de todos os conselheiros do nosso Piauí” destacou o parlamentar.

Compondo a mesa de honra, o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Piauí, Francisco Leite da Silva, falou sobre a importância da capacitação dos conselheiros tutelares do Piauí no SIPIA, sistema nacional de registro e tratamento de informações que auxilia no trabalho em defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes em todo o Brasil: “Em relação ao SIPIA, que é o nosso carro chefe hoje, temos que capacitar todos os conselheiros tutelares do Piauí nesse sistema. Em parceria que fizemos com a SEMCASPI, vamos capacitar inicialmente os 25 conselheiros tutelares da capital, e posteriormente, ainda vamos capacitar conselheiros de outros sete municípios próximos”, informou.

A promotora de Justiça do Centro de Apoio e Defesa da Infância e Juventude do Piauí, Joselisse Carvalho, também deu destaque a importância da profissionalização dos conselheiros tutelares no SIPIA, que ajudará a modernizar o trabalho em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Piauí: “É importantíssimo a profissionalização, e o conselho tutelar não pode mais continuar trabalhando fora do ambiente de sistemas como o SIPIA, pois é com dados fidedignos que podemos melhor embasar as políticas públicas já criadas e também auxiliar as novas. O SIPIA está à disposição e precisa da nossa união para utilizá-lo da melhor forma possível”, declarou a promotora.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: