Alepi

Assembleia vai realizar seminário sobre sustentabilidade e segurança hídrica

O tema envolve práticas que promovem a conservação, o uso eficiente e a proteção dos ecossistemas

Remoção de microplásticos de água potável e residual

Remoção de microplásticos de água potável e residual Foto: Agência Senado

O deputado Bessah (PP) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a realização do seminário sobre sustentabilidade e segurança hídrica que acontecerá dia 8 de julho, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo.

A sustentabilidade hídrica é a forma usada para nomear à gestão responsável e equitativa dos recursos hídricos, garantindo a disponibilidade adequada de água de qualidade para as necessidades presentes e futuras. Envolve práticas que promovem a conservação, o uso eficiente e a proteção dos ecossistemas aquáticos.

“A finalidade do evento é trazer as discussões com a pauta do estado do Piauí para dentro da assembleia. Foi um pedido do presidente Franzé que a Alepi se torne protagonista de grandes discussões aqui na Casa. E a pauta que vamos trazer dia 8 de julho é falar um pouco da segurança hídrica do estado, principalmente das regiões do semiárido que sofrem muito com a seca nesse período”, afirmou Bessah.




Bessah ressaltou o projeto de Transposição do Rio São Francisco, que segundo ele tem o Eixo Oeste, demandaria apenas 10% do valor empregado nos Eixos Norte e Leste que já tiveram investimentos.  "Hoje, para fazer o Eixo Oeste, seria gasto em torno de R$ 1,5 bilhão. É pouco para o governo federal. É um investimento estratégico para o nosso estado, para solucionar um problema grave daquela região", ressaltou.

Bessah disse ainda que a ideia da transposição do Eixo Oeste era exatamente para tirar água da barragem Sobradinho até as nascentes do rio Piauí e do rio Canindé. São regiões que sofrem com a seca. Exatamente pra fazer com que esses rios intermitentes se tornem rios perenes", disse.

Wilson Brandão (PP) em sua fala na tribuna destacou que o pai do deputado Bessah, deve ser convidado para participar dessa audiência, pois enquanto deputado federal, chegou a participar de diversas reuniões na Câmara dos Deputados sobre o assunto e defendeu o Eixo Oeste.

Sessão solene

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza amanhã (27), Sessão Solene em homenagem ao Dia da Advocacia Trabalhista Piauiense, celebrado em 20 de junho. A advocacia trabalhista estuda a fundo as relações de trabalho e as leis que regem os direitos e deveres de empregados e empregadores. A proposição é do presidente da Casa, Franzé Silva (PT).  Foram convidados para a cerimônia, autoridades do Judiciário, representantes da advocacia e entidades de classe.


 

 

Fonte: ALEPI

Dê sua opinião: