Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
O cinquentenário de serviços prestados ao desenvolvimento rural da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será comemorado nesta terça-feira (17), às 9h, em sessão especial no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposição é do deputado Severo Eulálio (MDB).
A Codevasf é uma empresa pública federal, que atua na promoção do desenvolvimento regional, de forma sustentável e integrada. Foi criada em 1974 para fomentar o desenvolvimento nas áreas próximas aos rios São Francisco e Parnaíba. A empresa é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em diversas áreas, como: infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, economia sustentável.
Atualmente, a companhia tem atuação nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. São mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, 36% do território nacional, 2.678 municípios.
Desenvolvimento
A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei 6.088, de 1974, de capital social pertencente integralmente à União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A companhia atua para desenvolver as bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável para reduzir as desigualdades sociais e regionais. A empresa desenvolve principalmente projetos de segurança hídrica, agricultura irrigada e economia sustentável.
A Codevasf reúne investimentos para obras de infraestrutura, em especial de projetos de irrigação e de aproveitamento racional da água. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro. Também ajuda as comunidades rurais, especialmente as afetadas pela seca.
A empresa ainda realiza diversas ações de revitalização voltadas para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água, com implantação de sistema de tratamento de esgoto e recuperação hidroambiental.
Pastores
A Assembleia Legislativa realizou na nesta segunda-feira (16), às 9h, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, Sessão Solene para concessão dos Títulos de Cidadania Piauiense aos pastores, Isaac Silva Pessoa, Luís Uchôa Neto, Alberto Vedrani, Joel Dias Quaresma e à pastora Sulane Alves Rodrigues da Silva.
O requerimento é de autoria do deputado Franzé Silva. O parlamentar justificou seu requerimento dizendo que Isaac Silva Pessoa nasceu em São Luís, é gestor, pastor e músico. Reside com sua família em Teresina desde 2018 e atua como pastor da Igreja Angelim Teresina e também como presidente do Instituto Vida Abençoada, que atua em projetos sociais no Piauí.
Luís Uchôa Neto, nasceu em Fortaleza. Formado em Teologia e Bacharel em serviço social. É pastor por vocação e mora em Teresina desde 2002 e atua como pastor voluntário na igreja Assembleia de Deus, Campo do Jabaquara, São Paulo, Ministério de Madureira, em Teresina.
O deputado ressaltou que Alberto Vedrani nasceu em São Paulo, é missionário há 18 anos, casou com uma piauiense e reside em Teresina desde 2018. O casal presta serviços às comunidades de Teresina e atua na área de libertação de vidas de pessoas aprisionadas pelas drogas e entorpecentes, promovendo a reintegração ao convívio social.
Joel Dias Quaresma nasceu em Belém do Pará, engenheiro de produção e pastor por vocação. Reside em Teresina desde 2018, atua na área de consultoria empresarial e como pastor voluntário na igreja Angelim Teresina.
Franzé disse ainda que a pastora Sulane Alves Rodrigues da Silva é de Imperatriz, Maranhão, mas que reside em Teresina desde 1994. Atua há cinco anos no “Ministério Pentecostal profetizando Sobre o Vale”, como pastora no auxílio a famílias carentes com projetos de ação social nas comunidades da região da Santa Maria da Codipi.
Dê sua opinião: