Alepi

Aprovados em concurso recebem orientação sobre pré-requisitos para nomeação na Alepi

A nomeação dos 42 concursados deve acontecer ainda no mês de maio, segundo Edmar Rodrigues

A nomeação dos concursados da Assembleia Legislativa deve acontecer ainda neste mês de maio

A nomeação dos concursados da Assembleia Legislativa deve acontecer ainda neste mês de maio Foto: Thiago Amaral/Alepi

Os candidatos aprovados no concurso da Assembleia Legislativa do Piauí, realizado em 2019, participaram de reunião, na manhã desta terça-feira (04), no Cine Teatro da Alepi. Eles conhecem o organograma do Legislativo, Executivo e Judiciário e receberam as orientações sobre a documentação necessária para a nomeação.

A convocação dos 42 aprovados no concurso da Assembleia Legislativa foi publicada no Diário Oficial de 3 de maio. O ato foi assinado pelo presidente Themístocles Filho (MDB) no último dia 30. Após a convocação e depois de cumpridas todas as formalidades, os servidores serão nomeados.

Segundo o professor Edmar Rodrigues, presidente do Conselho Escolar da Alepi, o tramite legal e a nomeação dos concursados deve acontecer ainda no mês de maio. “Para nós é uma grande alegria receber vocês aqui nesta Casa e saber que vocês vão oferecer uma grande contribuição para os trabalhos do legislativo estadual. Costumo dizer que a Assembleia tem um quadro de em que a maioria está prestes a se aposentar e com a chegada de vocês vamos renovar os quadros da Assembleia”, disse.

Presente na reunião, o diretor-geral da Alepi, Walber Coelho de Almeida Rodrigues, parabenizou os aprovados. “Quero parabenizar os aprovados no concurso. Este é um grande marco para nós e a Assembleia está a disposição para ajudá-los”, disse. O procurador da Assembleia Legislativa, Marcos Patrício Nogueira Lima relembrou que ontem, dia 03 de maio, completou 198 anos da existência os Parlamentos no Brasil e também parabenizou os concursados. “Aqui na Assembleia Legislativa é a Casa onde acontece a fermentação política do nosso Estado, onde a população vem para reivindicar e aqui é onde é ecoada as necessidades da nossa população. A Alepi vem crescendo muito nos últimos anos, e a chegada de vocês é um grande momento para nós”.

Francisco Almeida, o "Bilé", presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí (Asalpi- Sindicato), também participou do encontro e parabenizou os concursados.

O professor Francisco Farias, da Escola do Legislativo, Renato, superintendente de Recursos Humanos e Cristiane Estrela, chefe da divisão de Recursos Humanos da Alepi orientaram os novos servidores da Casa quanto a documentação necessária para dar prosseguimento ao processo de nomeação e posse.

Convocação foi aguardada com ansiedade pelos aprovados

Érick Leonardo Freire Carvalho, aprovado para o cargo de consultor legislativo – Redação de Atas, parabenizou a casa pelo certame. “O concurso da Assembleia foi muito esperado aqui no Piauí e os concursos legislativos são muito almejados pelos "concurseiros". Então este é um momento de muita alegria, principalmente porque foi um certame muito organizado, sem ações judiciais ou denuncias. Teve a pandemia no meio do processo, mas temos recebido muito apoio do Professor Edimar, do presidente, deputado Themístocles Filho e da deputada Flora Izabel, e conseguimos otimizar o processo”, disse.

Rosa Camila, aprovada para o cargo de consultor legislativo – Redação de Atas, se emocionou ao falar sobre a aprovação. “Já venho estudando há algum tempo, então são muitas madrugadas de foco. Então ontem eu nem dormi e tenho certeza que este momento é um sonho que está se realizando para todos nós. Só tenho a agradecer por poder trabalhar nesta Casa”, disse.

Iury Parente Aragão, de Petrolina (PE), não conseguiu participar presencialmente, mas acompanhou a reunião de forma online. “Venho me preparando ha alguns anos para concursos, mas sempre na área acadêmica. E quando surgiu a oportunidade do concurso da Alepi, foquei nos estudos. Hoje ocupo cargo na Câmara Municipal de Petrolina, de onde pedirei exoneração para assumir o cargo na Alepi”, explicou o aprovado para o cargo de consultor legislativo - Comunicação Social.

Ianara de Sousa Alencar, de 23 anos, foi uma das mais jovens aproadas no certame. “Sou egressa do curso do Direito da Universidade Federal do Piauí e fui aprovada para o cargo de consultor legislativo – Direito. E hoje eu estou muito feliz e muito grata porque, mesmo com a pandemia, nós recebemos muito apoio daqui da Casa e tudo está se encaminhando da melhor forma. Então pra mim e para todos é a realização de um sonho”, disse. 

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: