Alepi

Aprovado Projeto de Lei cria o Complexo Regulador Estadual do Sistema Único de Saúde

O objetivo do Cresus é aumentar a transparência e a fiscalização dos procedimentos de saúde

Deputado estadual Francisco Costa (PT)

Deputado estadual Francisco Costa (PT) Foto: Assessoria parlamentar

O deputado estadual Francisco Costa (PT) usou as redes sociais para falar sobre a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) do Projeto de Lei Ordinária do Governo (PLOG) que criou, em caráter permanente, o Complexo Regulador Estadual do Sistema Único de Saúde (Cresus).

Segundo o parlamentar, o objetivo do Cresus é aumentar a transparência e melhorar a fiscalização em relação aos procedimentos realizados nos estabelecimentos de saúde. “Buscamos garantir de forma democrática o acesso facilitado da população a consultas e exames, urgências e transferências inter-hospitalar, bem como dos órgãos de controle, dos conselhos estadual e municipal de saúde e do parlamento para que possam fiscalizar a  fila da regulação”, diz o deputado que é o autor do Indicativo de Lei que originou o Complexo Regulador.

Ainda segundo o deputado, todas as cidades do Estado passarão a ter as suas informações interligadas de modo a dar maior dinamicidade aos procedimentos. “Na prática será possível enxergar as informações dos 224 municípios piauienses, os leitos para encaminhar pacientes aos locais de consultas. Demais procedimentos padrão poderão ser feitos com maior agilidade, conforme capacidade resolutiva de cada estabelecimento”, afirma. O PLOG que autoriza a criação do Cresus foi aprovado durante a sessão plenária da última quinta-feira (17).

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: