Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participaram, na manhã deste sábado (14), de mais uma etapa da Caravana da Cidadania, da Secretaria de Administração (Sead), que busca levar os serviços do Governo do Estado para mais próximo da população. A Sesapi esteve presente nas atividades desenvolvidas em Teresina, na Praça da Dignidade, no bairro Angelim, e em Parnaíba, na Praça João Batista, no bairro João XXIII.
Foram ofertados os serviços de testagem para infecções sexualmente transmissíveis, aconselhamentos em ISTs, distribuição de insumos como preservativos e gel lubrificante, autoteste e realização de encaminhamentos e laudos. Além de testagens de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.
Em Teresina, o trabalho foi desenvolvido pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA) e em Parnaíba os serviços foram realizados pela equipe da Coordenação de Doenças Transmissíveis da Sesapi. Ainda no âmbito da saúde, a caravana também levou até a população vacinação, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
"Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde é de suma importância, levar testagem, aconselhamento e a distribuição de insumos para mais próximo da população permite que a Sesapi tenha uma ação mais direta e efetiva na prevenção, aconselhamento, identificação precoce, encaminhamentos e tratamento da população através dos serviços de saúde", ressaltou a coordenadora de Enfrentamento as Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karinna Amorim.
Esta é a 4° edição da Caravana da Cidadania, onde os serviços ficarão disponíveis para a população até as 15 horas.
"A Sesapi vem sendo parceira com os serviços de aconselhamento, testagem e distribuição de insumos, então convocamos a população a participar da caravana, buscando os serviços do governo, e na nossa competência, os serviços de saúde, para assim ajudar na qualidade de vida e na prevenção de problemas e infecções mais sérias", destacou a superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Dê sua opinião: