POLITICANDO

Secretário Washington Bandeira acompanha 2ª fase do Torneio de Matemática das Escolas

A prova foi aplicada para mais de seis mil estudantes da Seduc.

A prova foi aplicada para mais de seis mil estudantes da Seduc

A prova foi aplicada para mais de seis mil estudantes da Seduc Foto: SEDUC

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou a aplicação dos testes da segunda etapa do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME², no sábado (6). O gestor levou uma palavra de incentivo antes da prova aos estudantes na Unidade Escolar Maria de Lourdes Rebelo, em Teresina.


"Este foi um sábado especial acompanhando a segunda edição do TME² e desejando sucesso aos estudantes. São mais de seis mil estudantes em todo o Piauí que participaram da prova e foram cerca de 100 mil alunos que estiveram na primeira fase. Os alunos que se classificarem como medalhistas passarão por uma imersão em matemática com os melhores professores, terão bolsa de incentivo e uma série de atividades de preparação para a OBMEP”, elencou Bandeira.




Envolvendo mais de seis mil estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aplicou a prova para os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série no Ensino Médio, abrangendo as diversas modalidades, em todo o território piauiense. Os estudantes foram submetidos a uma prova com quatro questões discursivas, com valor total de 80 pontos, durante duas horas.


Maria das Dores Santos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Unidade Escolar Maria de Lourdes Rebelo, estava confiante para a aplicação da prova TME². “Fiz uma boa prova na primeira etapa e isso dá confiança. Participar da olimpíada nos direciona para uma preparação melhor da matemática para aprimorar o nosso desempenho e, na frente, conseguir uma boa nota nos vestibulares e seguir no meu sonho de cursar medicina”, revelou a estudante.


A primeira fase do Torneio ocorreu no dia seis de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Matemática, com a aplicação da prova para mais de 130 mil estudantes da Rede Estadual.



Premiações


Os estudantes Seduc com os melhores desempenhos na competição do TME² serão premiados com medalhas, sendo 32 medalhas de ouro, 63 de prata, 105 de bronze e 210 menções honrosas. Eles serão convidados a participar da 2ª Jornada Especial da Matemática, em Teresina, uma imersão em Matemática como preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Outro incentivo aos estudantes premiados será a concessão de Bolsa de Iniciação Científica Jr., no valor de R$ 300 ao longo de seis meses, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).


O Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME² é um projeto criado pela Seduc que visa ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


Fonte: SEDUC

Dê sua opinião: