POLITICANDO

Sesapi confirma o primeiro caso de varíola dos macacos: um paciente de 46 anos

Paciente de Batalha foi contaminado cumpriu 21 dias de isolamento e segue a vida normal, sem sequelas

Varíola dos macacos

Varíola dos macacos Foto: Reprodução

Um homem de 46 anos, natural de Batalha, a 163 km de Teresina, é o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos no Piauí. Outros cinco casos estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde. Uma coletiva na sede da Sesapi, nesta quinta-feira (4), às 11h30, com o superintendente de Atenção à Saúde, Heron Guimarães, vai tratar das ações de prevenção e enfrentamento da  monkeypox (varíola dos macacos).


A confirmação foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na quarta-feira (3), segundo o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. Os sintomas apareceram em 3 de julho e, segundo o superintendente, o paciente contaminado cumpriu os 21 dias de isolamento e “já está em vida normal. Sem sequela”.


“Toda a família está sendo monitorada. Essa doença é diferente da covid-19, porque ela precisa de um contato maior, mas o principal meio de transmissão é a relação sexual ou um contato mais direto. Monitoramos a família dele, mas ninguém manifestou nenhum sintoma”, afirmou Luana Machado, da Secretária de Saúde.


A pessoa contaminado pela monkeypox teve contato com outro contaminado que viajou para o exterior. “Esse paciente teve contato com pessoas do estrangeiro. Ele teve toda a sintomatologia característica da doença: febre, dores musculares, dores de cabeça e a presença das lesões, que é a principal característica da doença. Foi avaliado o paciente, feito a coleta de sangue e agora finalmente saiu o resultado”, explicou Herlon Guimarães. 


“Importante dizer para toda população que a gente não deve entrar em pânico. Essa é uma doença que possui uma taxa de mortalidade muito baixa. O que precisamos é reforçar a prevenção. E no caso da Monkeypox a gente chama a atenção para a higiene”, acrescentou o superintendente.


Sintomas da monkeypox

O paciente infectado pela varíola dos macacos apresenta inicialmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Depois, aparecem lesões no corpo em formato de bolhas. A principal forma de transmissão do vírus é por meio do contato direto com essas feridas. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e muito próximo com o doente.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: