POLITICANDO

Como o jovem economista se tornou um dos maiores políticos do Brasil

Teresina incrédula chora a morte do seu maior defensor: de secretário de Wall Ferraz a prefeito por quatro mandatos

Firmino Filho se tornou uma liderança política no Piauí

Firmino Filho se tornou uma liderança política no Piauí

Firmino Filho  iniciou na vida pública aos 30 anos de idade, em 1993, oportunidade em que foi convidado pelo ex-prefeito de Teresina, Wall Ferraz, para dirigir a Secretaria Municipal de Finanças. Após a morte do prefeito, em 22 de março de 1995, permaneceu como secretário, na administração do Vice-Prefeito Francisco Gerardo, que assumiu o comando da Prefeitura.

Eleito presidente do Diretório Municipal do PSDB, renunciou ao cargo de secretário do município em 1996, para concorrer e ser eleito um dos mais jovens prefeitos de capitais do país, derrotando, em segundo turno, Alberto Silva do PMDB, considerado uma espécie de mito da política piauiense. Ainda em primeiro turno no ano 2000, tendo como vice-prefeito Marcos Silva, filho de seu adversário no pleito anterior, foi reeleito prefeito.

Firmino Filho esteve entre os primeiros prefeitos de capitais eleitos pelo PSDB no Brasil e recebeu o prêmio de "Prefeito Criança", concedido pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e Fundação Abrinq - Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, entregue pelas mãos da cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF, em 1999.

Foi responsável pela implantação do Projeto Vila-Bairro, considerado como um dos mais completos na área de intervenção urbana nos bairros da periferia de Teresina, o que lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional, como uma das “Melhores Práticas”, segundo a Caixa Econômica Federal, em 2000, o que o credenciou para ser apresentado como experiência recomendada pela ONU, durante conferência internacional realizada na China.

Por conta da experiência bem sucedida do Vila-Bairro, a Prefeitura recebeu ainda o prêmio do Centro de Estudos para Assentamentos Urbanos, da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes. O Vila-Bairro também recebeu a Premiação Gestão Pública e Cidadania pela Fundação Ford, Fundação Getúlio Vargas e BNDES, por três anos.

Firmino Filho também foi vereador de Teresina e deputado estadual.

No ano de 2020, se destacou no enfrentamento à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, com a adoção de medidas que garantiram a redução da taxa de transmissibilidade, o que ajudou a salvar inúmeras vidas, tendo sofrido pressões de comerciantes discordante das medidas adotadas que chegaram a realizar manifestação em frente à residência do ex-prefeito, desrespeitando sua privacidade e família.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: