PODER

Wellington Dias pede ajuda à bancada federal para liberação de verbas e equipamentos

Firmino Filho também participou da videoconferência e reclamou da demora das ações do governo federal

Videoconferência do governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho com a bancada federal do Piauí

Videoconferência do governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho com a bancada federal do Piauí Foto: CCom

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, participaram de uma videoconferência com integrantes da bancada federal do Piauí no Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (31), quando solicitaram o remanejamento de emendas individuais e de bancada para ações de saúde no estado e na capital por conta da pandemia do coronavírus.

Wellington Dias também pediu ajuda para agilizar a liberação dos equipamentos para os hospitais que estão sendo montados no Piauí para atendimento dos pacientes com Convid-19.

“Agradeço a toda a bancada federal pela disposição em ajudar nesse combate ao coronavírus. Nesse momento, a prioridade do Piauí é a saúde e vamos montar um plano para solicitar o remanejamento das verbas da bancada, para que elas sejam direcionadas para o que é mais necessário, que é a vida”, afirmou Wellington Dias.

O governador reclamou que o Governo Federal fez um planejamento para entrega de EPIs, respiradores e exames, além das vacinas, mas esse repasse está demorando. A bancada federal pode acelerar essa entrega, cobrando do Ministério da Saúde mais agilidade e menos burocracia.

“As vacinas chegaram atrasadas em muitos municípios. Precisamos que esses equipamentos cheguem aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente; os respiradores também são fundamentais, assim como os exames para sabermos quem está ou não infectado, para providenciarmos os cuidados necessários. É preciso que a bancada ajude nisso também, atuando junto ao Governo Federal”, solicitou o governador.

Além dos gestores, participara da reunião virtual os senadores Ciro Nogueira, Elmano Ferrer e Marcelo Castro, e os deputados federais Assis Carvalho, Átila Lira, Fábio Abreu, Flávio Nogueira, Iracema Portela, Júlio César Lima, Marina Santos, Paes Landim e Rejane Dias.

“É importante que, dentro de todas as necessidades do estado, não esqueçamos de outros pontos fundamentais do estado, pois não podemos esquecer a parte da população que também está sendo afetada com as chuvas, enchentes e estradas, por exemplo. Essas necessidades também não podem ser deixadas de lado”, lembrou Wellington Dias.

“Um ou dois dias de demora numa ação de guerra é uma eternidade, pode representar a perda de muitas vidas. As medidas propostas pelo governo e pelo Ministério da Saúde são boas, mas não podem demorar. Não se justifica, numa guerra como estamos, que a burocracia impere. Na guerra não se pode esperar para cumprir tudo que a burocracia determina. Estamos falando de vidas, de uma crise na saúde e isto não pode esperar”, lamentou o prefeito Firmino Filho, sobre a demora no socorro aos municípios pelo Governo Federal.

Para o senador Ciro Nogueira, “tudo é possível” em relação ao remanejamento de emendas. “O governador tem que colocar os seus pleitos e o prefeitos e nós vamos avaliar com a bancada. Acho que pode ser um caminho. Temos que focar e priorizar tudo para o combate a essa pandemia. O governador e o prefeito vão contar com a gente nisso. É um momento de união nossa”, defendeu o senador Ciro Nogueira, sobre a reunião com a bancada.

Ciro Nogueira lembrou que foi dele a sugestão da videoconferência, em ligação ao governador. “Ontem, eu liguei para o governador e propus essa videoconferência com a bancada inteira, e o prefeito Firmino Filho, para que a bancada saiba das medidas que o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina estão tomando e ver no que a gente pode ajudar nesse momento difícil. É preciso ter uma união de bancadas federais e estaduais, governo do estado e prefeituras para que a gente possa ajudar, principalmente o poder público a atravessar esse momento difícil”, defendeu o senador.

"A pauta da reunião é um esforço concentrado entre a nossa bancada federal, e o governo do Estado, os municípios, além da nossa capital. Esse esforço se resume na priorização das nossas emendas e dos recursos federais para o enfrentamento do coronovírus no Estado. Há uma necessidade real de recursos, por isso nossa bancada, mais uma vez, assume esse compromisso de buscar uma solução imediata. Esse remanejamento de emendas, nesse momento, é essencial estruturar a rede e salvar vidas", afirmou a deputada federal Rejane Dias, primeira-dama do Piauí.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: