PODER

Wellington lamenta fala de Damares: "segurança só entra numa casa para salvar vidas"

Damares Alves acusou o governador do Piauí de mandar invadir residências sem mandado judicial

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT)

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) Foto: Reprodução

O governador do Piauí,. Wellington Dias (PT), lamentou a fala da ministra  ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que de teria mandado invadir residências sem mandado judicial. "O governador Wellington, agora, ontem, determinou que a polícia poderá entrar nas casas. Vocês não imaginam o que ele vai fazer! Poderá entrar na casa."

"É lamentável essa declaração da ministra. E Mais do que isso, sempre a tratamos com todo respeito aqui no Piauí. Eu entrego a Deus para que cuide dela. Na época, fizemos aqui um decreto que tinha como base a Lei Federal nº 13.979, era essa lei que exigia que os estados, para ter acesso a recursos na área da emergência... A gente vivia uma situação de enchentes e para atender aos municípios. Mandaram uma minuta e eu assinei de boa fé. A OAB nos alertou e imediatamente fiz a alteração. No Piauí, a área da segurança só entra nunca casa para salvar vidas", afirmou o governador, em vídeo divulgado na noite desta sexta-feira.


A acusação de Damares

Para agradar o "chefe", durante a reunião reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril, tornada pública nesta sexta-feira (22), por determinação do ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, Damares ameaçou prender governadores e prefeitos, sem, no entnato,m  mencionar o motivo das prisões.

Olhando para o presidente Bolsonaro, Damares fez duras críticas à ação de governadores e prefeitos favoráveis à manutenção do distanciamento social e, sem dar detalhes nem informar os demais como faria isso, disse que a sua pasta já estava pedindo a prisão de alguns governadores, citando em particular o governador do Piauí, Wellington Dias, que, segundo Damares, assinou uma ordem mandando invadir residências para prender as pessoas.

O presidente Bolsonaro pergunta se Werllington Dias assinou a ordem para as invasões: "Ele assina?".

"Assinou. A polícia poderá entrar na casa sem mandato. Então, assim, as maiores violações estão acontecendo nesses dias. Então, nós estamos fazendo um enfrentamento, mais de cinco procedimentos o nosso ministério já tomou iniciativa e nós tamos pedindo inclusive a prisão de alguns governadores", prometeu a ministra. 

Fonte: Paulo Pincel/ Com informações da Folha

Dê sua opinião: