PODER

Wellington Dias recomenda calma e cuidados redobrados: não há motivo para pânico

"Há a necessidade da gente não espalhar pânico. Já tivemos outras variantes", lembrou

Governador do Piauí, Wellington Dias

Governador do Piauí, Wellington Dias Foto: CCom

O governador do Piauí, Wellington Dias, pediu "calma" para os piauienses em relação à Ômicron, a nova variante da Covid-19, que já coegou a dois estados e no Distrito Fedferal. No sábado (4), o Ministério da Saúde confirmou o o sexto caso da variante ômicron: um morador do Rio Grande do Sul. Além dele, foram registrados três casos em São Paulo e dois no Distrito Federal.  

“Fizemos uma primeira agenda com o Comitê Científico do Nordeste e agora estamos integrados com a Fiocruz o Instituto Butantan Há a necessidade, como dizem os cientistas, da gente não espalhar pânico. Já tivemos outras variantes, a variante Delta, outras variantes da Índia. A medida do tempo se comprovou que todas elas eram variantes que também eram controladas pelas vacinas aplicadas. Um primeiro estudo da vacina Pfizer mostra uma eficácia em relação a essa variante de 96%, a universidade de Oxford está fazendo também sobre a AstraZeneca”, revelou o governador.

“Agora temos que manter regras como a máscara, distanciamento social, eventos com maior controle. A expectativa é o reconhecimento de medicamentos, tanto da Pfizer quanto da AstraZeneca e acelerar a vacinação. Foi uma medida acertada puxar para quatro meses o intervalo da dose de reforço, ao mesmo tempo você tem mais de 80% da população vacinada, pessoas tomando a segunda dose, a dose de reforço, temos uma tendência muita grande de ser uma prevenção. Apoiamos a Anvisa no controle, da entrada do Brasil e não só a exigência do passaporte de vacinação, mas também a exigência de comprovação do teste negativo e triagem na entrada”, recomendou Welington Dias.

Na quinta-feira (2), o governador assinou um novo decreto com novas determinações para barrar o avanço da Covid-19, que ainda continua matando pessoas no Piauí. Com a descoberta da nova variante da Covid-19 -  a ômicron - a prevenção se tornou ainda mais necessária. 

Leia também:

Piauí passa a exigir passaporte sanitário nas entradas de eventos, academias e clubes

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: