PODER

Governo do Piauí decreta situação de emergência em 35 municípios do semiárido

A situação é mais grave nas cidades dos vales do Canindé, Sambito, Guaribas, Piauí, Itaueira e Serra da Capivara

Seca afetou o PIB do Brasil

Seca afetou o PIB do Brasil Foto: Reprodução

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou situação de emergência em 35 municípios por conta da seca que assola o estado, principalmente o semiárido, compreendendo os territórios dos  vales do Canindé, Sambito, Guaribas, Piauí e Itaueira e na Serra da Capivara.

A irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos na região é a justificativa para o decreto, que levou em consideração as informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), a partir das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O decreto destaca ainda que alguns municípios do semiárido estão em situação de colapso de atendimento às suas comunidades, inclusive nas zonas urbanas, conforme informações dos Prefeitos e das visitas in loco da Semar. Os gestores municipais ainda realizaram solicitações de pedidos de ajuda com o atendimento com água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem.

Leia o decreto:
“Art. 1º Fica declarada a existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência, provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como SECA (COBRADE - 1.4.1.2.0), em toda a extensão territorial dos municípios do Piauí, constantes no Anexo Único deste Decreto, ficando acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao sistema de Defesa Civil do Estado, para a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 180 (cento e oitenta) dias”, aponta a medida.

 As cidades incluídas no decreto:


01 - ACAUÃ

02 - ALAGOINHA

03 - ALEGRETE DO PIAUÍ

04 - AVELINO LOPES

05 - BELÉM DO PIAUÍ

06 - BONFIM DO PIAUÍ

07 - CALDEIRÃO GRANDE

08 – CAMPINAS

09 - CAPITÃO GERVÁSIO OLIVEIRA

10 - CARACOL

11 – CURIMATÁ

12 - FARTURA DO PIAUÍ

13 - FLORESTA DO PIAUÍ

14 - FRANCISCO SANTOS

15 - FRONTEIRAS

16 - GUARIBAS

17 - ITAINÓPOLIS

18 - JÚLIO BORGES

19 - JUREMA DO PIAUÍ

20 -LAGOA DO BARRO

21 - MARCOLÂNDIA

22 - MASSAPÊ DO PIAUÍ

23 –MONSENHOR HIPÓLITO

24 - MORRO CABEÇA NO TEMPO

25 - PADRE MARCOS

26 -PIO IX

27 - QUEIMADA NOVA

28 -SANTANA DO PI

29 - SANTO INÁCIO

30 - SÃO BRAZ DO PIAUÍ

31 - SÃO JULIÃO

32 -SÃO LOURENÇO

33 - VÁRZEA BRANCA  

34- WALL FERRAZ

35 -SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Fonte: Semar

Dê sua opinião: