PODER

W. Dias afirma que a Petrobras é a responsável pelo preço caro dos combustíveis

"Cada vez mais claro, quem faz subir o preço dos combustíveis no Brasil são os aumentos da Petrobras"

Os preços dos combustíveis estão mais caros

Os preços dos combustíveis estão mais caros Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O coordenador do Fórum de Governadores, Wellington Dias, criticou o novo aumento no preço dos combustíveis, que passa a valer a partir desta quarta-feira (12) em todo o país. Dias ressaltou que "fica claro" que a política de preços praticados pela Petrobras é a culpada pelos constantes reajustes e não os impostos estaduais.

Ontem, a Petrobras anunciou um novo reajuste nos preços da gasolina (4,8%) e do óleo diesel (8%) a partir desta quarta-feira (12).

"Cada vez mais claro, quem faz subir o preço dos combustíveis no Brasil são os aumentos da Petrobras. Sempre sustentamos que o valor do combustível tem a ver com a dolarização do petróleo e a vinculação feita no Brasil. Congelamos por 90 dias o ICMS e mesmo assim os aumentos continuam", afirma o governador do Piauí.

"A ausência de uma proposta sustentável por parte da Petrobras e Ministério da Economia leva a esta instabilidade nos preços", completa Dias,

A Petrobras justificou o reajuste afirmando que apenas segue as variações do petróleo no mercado internacional, que iniciou o ano valorizado, e também o câmbio, como prevê sua política de Preço de Paridade de Importação (PPI)

"Dessa forma, a Petrobras reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, acompanhando as variações pra cima e para baixo, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos das volatilidades externas e da taxa de câmbio", afirmou a Petrobras no comunicado de terça-feira (11).

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: