PODER

TRE-PI suspende propaganda sobre a defesa da legalização da maconha por Fábio Novo

O juiz da 63ª Zona suspendeu trecho do programa e inserções do candidato a prefeito Sílvio Mendes

Fábio Novo ouve moradora no Parque Mão Santa

Fábio Novo ouve moradora no Parque Mão Santa Foto: ASSESSORIA

O juiz da 63ª Zona Eleitoral de Teresina, Dr. Washington Luiz Gonçalves Correia, mandou, nesta quarta-feira (24), suspender um trecho do programa eleitoral e de inserções do candidato a prefeito Sílvio Mendes que desinformam o público ao dizerem que o candidato Fábio Novo defende a legalização da maconha.

Em suas propagandas, Sílvio faz um recorte de uma resposta de Fábio, concedida em entrevista ao podcast Caba da Peste, em que Novo informa ser a favor da legalização da maconha para fins medicinais. De propósito, a fala final de Fábio foi omitida, ficando, na propaganda, como se Novo defendesse indiscriminadamente a legalização da maconha, com a intenção de induzir o eleitor a erro.
Para o juiz que analisou o vídeo, “Com efeito, a propaganda dá a entender que a opinião favorável à liberação é irrestrita, quando, em realidade, foi emitida somente no que tange ao uso medicinal. Nessas circunstâncias, as afirmações do representado, longe de restabelecer a verdade, demonstram o nítido propósito de disseminar conteúdo de desinformação, voltado a prejudicar a imagem do candidato da coligação representante, ao tempo que traz conteúdo descontextualizado, utilizando-se de cortes, para dar a entender que o representante defende a liberação de drogas para uso”.

O magistrado também frisou, em sua decisão que “A desinformação e a desconstrução de figuras políticas a partir de fatos substancialmente manipulados devem ser rapidamente reprimidas pela Justiça Eleitoral, por configurarem verdadeira falha no livre mercado de circulação das ideias políticas, que pode desembocar na indução do eleitor em erro, com comprometimento da própria liberdade de formação da escolha cidadã”.

Diante dos fatos, o juiz pediu a suspensão dos 24 segundos iniciais do programa eleitoral de Sílvio Mendes, além da retirada das inserções com o mesmo teor, veiculadas nas programações de rádio e TV.




Caminhada no Parque Mão Santa


Durante a caminhada do 13, no final da tarde desta quarta-feira (25), o candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual Fábio Novo levou centenas de apoiadores às ruas do bairro Parque Mão Santa, na zona Leste de Teresina.

A caminhada iniciou na Rua Prefeito Hugo Bastos e seguiu até a Rua Fernando Henrique Rodrigues. Acompanhado do candidato a vice-prefeito, Dr. Paulo Márcio, Fábio Novo conversou com comerciantes e moradores da região, ouvindo as principais demandas da comunidade, entre elas a saúde pública.

A horticultora Lúcia Andrade, moradora do residencial Dom Avelar, participou da caminhada e fez um apelo ao candidato, pedindo mais atenção à categoria dos horticultores e criticando a atual gestão.

"Em Teresina está tudo ruim, mas precisa ajeitar em primeiro lugar a saúde. A gente não consegue marcar uma consulta, e acredito que o Fábio vai ser um bom gestor e não vai fazer vergonha como o que está aí", declarou Lúcia.

No encerramento da caminhada, Fábio Novo reforçou seu compromisso com a comunidade, lembrando que já esteve no bairro anteriormente como deputado estadual, fiscalizando obras do Orçamento Participativo Estadual (OPA). Ele prometeu continuar trabalhando por melhorias, especialmente nas áreas de regularização fundiária, educação e saúde.

"Faltam 11 dias para a eleição, e precisamos escolher bem para evitar que Teresina afunde ainda mais", disse Novo, destacando sua proximidade com o governo estadual e federal como um diferencial para garantir investimentos para a cidade.



Fonte: ASSESSORIA

Dê sua opinião: