PODER

Saúde estima que mais de 300 mil crianças serão vacinadas no Piaui contra Covid-19

Sesapi aguarda apenas o envio das doses pelo Ministério da Saúde para começar a vacinação

Vacina de crianças contra a Covid-19

Vacina de crianças contra a Covid-19 Foto: Istock

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) pretende vacinar contra a Covid-19 mais de 300 mil crianças, com idade entre 5 e 11 anos em todos os 224 municípios do estado. A Sesapi aguarda apenas o envio das doses pelo Ministério da Saúde para começar a vacinação.

"Fizemos uma avaliação, via DataSus e utilizando o último censo, que também foi uma estimativa, temos aí mais de 300 mil crianças, podendo ser mais. Estamos trabalhando com essa possibilidade e com esse número para que a gente possa iniciar o mais rápido possível”, adiantou o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Herlon Guimarães.

“O estado do Piauí já se prepara para isso, com seringas específicas, até porque a dosagem a ser realizada nas crianças será inferior ao que é hoje preconizada no adulto. Claro, existe a quantidade, que é primeira e segunda dose, e o tempo também que será estabelecido para que faça o intervalo das duas doses", acrescentou o superintendente, lembrando que a vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos tem composição e dosagem diferentes do imunizante aplicado nas maiores de 12 anos.  

O imunizante, explicou Herlon Guiimarães, será aplicado em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: