PODER

Prefeitura e Câmara debatem protocolos para a reabertura do comércio em junho

Comitê Gestor da Prefeitura para a Covid 19 da PMT apresentou as medidas a serem adotadas para a retomada dos negócios em Teresina

Comitê Gestor da Prefeitura para a Covid 19 apresenta o Pacto de Segurança para Todos

Comitê Gestor da Prefeitura para a Covid 19 apresenta o Pacto de Segurança para Todos Foto: PMT

A Câmara Municipal de Teresina se reuniu, em ambiente virtual, na manhã desta terça-feira, 26, com o Comitê Gestor da Prefeitura para a Covid 19. Durante a videoconferência,  foi apresentado aos vereadores o "Pacto de Segurança para Todos",  com os protocolos a serrem adotados pelo poder público municipal para a retomada das atividades econômicas na capital, o que deve acontecer agora na primeira semana de junho. A princípio, as medidas de segurança deverão ser seguidas até dezembro de 2020.

A líder do Prefeito na Câmara, vereadora Graça Amorim (Progressistas), foi a mediadora do debate. Graça destacou a importância da discussão da reabertura do comércio e de outras atividades econômicas para esclarecer a população  sobre as medidas pensadas para essa retomada dos negócios depois de mais de dois meses de isolamento social e fechamento de empresas e serviços não essenciais. “Tudo deve ser feito com segurança para que todos possamos voltar a trabalhar”, defendeu a vereadora.

Os secretários municipais Francisco Canindé (Finanças) e Kléber Montezuma (Educação) e o ex-secretário de Planejamento da PMT, Washington Bonfim, representaram o Comitê na reunião. Bonfim explicou que os principais encaminhamentos da Prefeitura  para essa retomada são a construção de um pacto de segurança para todos; a manutenção do distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção, inclusive as máscaras caseiras; a situação epidemiológica atualizada, no Brasil, no Piauí e em Teresina; e os riscos e as medidas de segurança para o retorno dessas atividades.

“São as bases do planejamento a partir do qual tentamos retomar as atividades econômicas. É preciso ter a ideia de que não vamos poder voltar à situação que tínhamos no final de fevereiro e meados do início de março. Essas medidas apresentadas são as linhas gerais do que se pensou até aqui. Estamos discutindo não só com os vereadores, mas com toda a sociedade”, explicou Washington Bonfim.

Cada empresa poderá elaborar o seu plano de segurança, a partir de um modelo disponibilizado pela prefeitura ou desenvolver o seu próprio, que não precisará ser aprovado pelo Executivo municipal, mas deve ser divulgado entre os funcionários, clientes e órgãos de inspeção.

O comércio deve atuar em cinco frentes de trabalho: distanciamento social; higiene pessoal; limpeza e higienização de ambientes; comunicação; monitoramento das condições de saúde. Até o momento, a prefeitura já conversou com mais de 20 setores econômicos, envolvendo entidades de representação laboral e patronal, conselhos e instituições da sociedade civil, entre eles: construção civil, contadores, advogados, restaurantes, hospitais, clínicas, profissionais de educação física, lojistas, indústria e igrejas, shoppings.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: