PODER

PM do Piauí prende 12 milicianos armados grilando terras em Ribeiro Gonçalves

São cabos e soldados da ativa com 10 a 15 anos de serviço n PM do Maranhão, que atuavam como “milícia armada" pagos por grileiros de terras

Coronel Lindomar Castilho, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí

Coronel Lindomar Castilho, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí Foto: Reprodução/G1PI

A Polícia Militar do Piauí prendeu 12 suspeitos fortemente armados - entre eles cabos e soldados da ativa com 10 a 15 anos de serviço n PM do Maranhão  que atuavam como “milícia armada" pagos por grileiros de terras em Ribeiro Gonçalves, 560 km de Teresina, no no Sul do estado.

O tenente-coronel Raimundo Feitosa, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Ribeiro Gonçalves, onde os 12 homens estão presos, explicou que a prisão em flagrante dos sete policiais militares do Maranhão foi convertida em preventiva.

"Hoje a noite chega uma van aqui no batalhão que irá levá-los na manhã desta sexta-feira para São Luís, no Maranhão. A van será escoltada até lá", adiantou.
Segundo o Comando Geraç da PM, os milicianos se diziam vigilantes, mas atuavam como seguranças armados de grileiros, que tentavam expulsar os reais proprietários das terras.

"Estão todos presos e já comunicamos ao comandante da PM do Maranhão, o corregedor já entrou em contato com a nossa Corregedoria e estão tentando fazer a transferência dos policiais para um Batalhão próximo de Uruçui. O juiz deve tomar decisão a cerca da transferência dos policiais", adiantou o comandante-geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho.
O dono de uma propriedade em Ribeiro Gonçalves denunciou na delegacia do município que um grupo de 12 homens armados ameaçaram os funcionários da fazenda, obrigando essas pessoas a derubarem cerca que delimitava duas propriedades.
“Tomamos conhecimento da ação dessa milícia atuando em determinado grupo numa fazenda e os policiais do Piauí foram lá e confirmaram. Estavam armados expulsando moradores em determinado local e foram todos presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia Regional”, acrescentou o coronel Lindomar Castilho.
“Há três anos houve uma situação semelhante com policiais de Minas Gerais. Foram presos pelo Batalhão da região, e comunicados ao comando da PM e salvo engano foram até expulsos da PM de Minas. Isso não cabe a um profissional de serviço público, uma situação como essa. Estamos atentos, pois aqui e acolá nos deparamos com essa situação”, disse o comandante.

Fonte: PM-PI

Dê sua opinião: