PODER

Piauí recebe 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares roubados

O secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, recebeu representantes de 11 estados brasileiros

Título: Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

Título: Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares Foto: SSP-PI



O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Chico Lucas, recebeu, nesta quinta-feira (13), representantes de 11 estados brasileiros para conhecer o programa Cell Guard, implementado para o combate do furto e roubo de aparelhos em todo o Piaui.


“Recebemos a visita de mais 11 estados, totalizando 18 estados da Federação com interesse em conhecer nosso protocolo. O Piauí está escrevendo um capítulo na história do Brasil com esse projeto, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia, tanto na apreensão dos celulares quanto no combate à criminalidade”, afirmou o secretário Chico Lucas.


O delegado da Bahia, Delmar Bittencourt, destacou os desafios enfrentados pelo estado em relação à criminalidade, especialmente no que se refere aos altos índices de furto e roubo de celulares. “O roubo de celulares e furtos realmente agravam os índices de criminalidade na Bahia, especialmente durante grandes eventos, onde quadrilhas especializadas aproveitam para cometer esses crimes. Assim como outros estados, a Bahia também é vítima dessas ações criminosas”, afirmou Delmar Bittencourt.




O delegado também enfatizou a importância da cooperação interestadual para combater esses crimes. “A Bahia já vem realizando a recuperação de aparelhos celulares há algum tempo, mas não com o volume que o Piauí tem alcançado. Estamos aqui para entender e aprender como podemos aumentar a recuperação e restrição de aparelhos celulares em um volume semelhante ao que o Piauí conseguiu”, explicou.

De acordo com o superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zannata, já foram resgatados no Piauí mais de 7 mil celulares. “Nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado e um aumento de quase 200% na retenção de celulares. Inclusive, o Ministério Público da Argentina nos procurou também para conhecer o nosso projeto de recuperação de celulares”, anunciou o delegado.

O Superintendente de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, Emerson Moura, elogiou o projeto de recuperação de celulares implementado no Piauí. “A Secretaria de Segurança está de parabéns pelo pioneirismo no Brasil com o projeto de recuperação de celulares. As boas práticas implementadas aqui têm mostrado resultados excelentes e precisam ser expandidas e divulgadas. Se deu certo aqui no Piauí, nosso secretário determinou que, se for possível, devemos levar essa iniciativa para o Tocantins, visando também diminuir os índices de roubo de celulares em nosso estado”, afirmou Moura.


 

Fonte: SSP-PI

Dê sua opinião: