PODER

Partidos marcam as datas das convenções para definir candidaturas

O PT quer trazer o ex-presidente Lula para a convenção no Atlantic City no dia 23 de julho

Urna eletrônica

Urna eletrônica Foto: TSE

 Os partidos e federações vão realizar as convenções para homologação das candidaturas majoritárias e proporcionais nas eleições de 2 de outubro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, as convenções partidárias vão acontecer de 20 de julho a 5 de agosto, quando serão definidos os nomes da disputa pelas 30 cadeiras na Assembleia Legislativa, dez na Câmara dos Deputados e uma no Senado Federal, além do governador e do vice-governador. 


No dia 22 de julho acontecerá a convenção do PL. O partido quer a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento e articula uma agenda com o pré-candidato em Teresina. 


As candidatura de Rafael Fonteles (PT) a governador, Themístocles Filho a vice-governador e de Wellington Dias a senador pela federação PT/PV/PCdoB acontefe no dia 23 de julho, no Atlantic City Clube em Teresina.  O PT quer trazer o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é candidato a Presidência,  para prestigiar o lançamento das candidaturas


A federação PSOL/ Rede, o PSC, o Progressistas e União Brasil, lançam suas candidaturas no dia 30 de julho. Ainda não está confirmada a vida do presidente Bolsonaro para o lançamento da candidatura de Sílvio Mendes a governador pelo União Brasil, de Iracema Portela (progressistas, a vice-governadora e de Joel Rodriogues (Progressistas) a senador. 


Para o dia 03 de agosto está marcada a convenção do Patriota.

  • PT/FEDERAÇÃO: 23 de julho 
  • PL: 22 julho 
  • Progressistas/União Brasil: 30 de julho 
  • PSLO/ federação: 30 julho
  • PSC: 30 de julho
  • Patriota: 03 de agosto 
Fonte: TRE-PI

Dê sua opinião: