PODER

Mortes de idosos por Covid-19 aumentaram 44% em outubro aponta estudo da UFPI/Fiocruz

Foram 39 idosos mortos em outuibro contra 22 em setembro deste ano

Mortos pela Covid-19 aumentaram no Piauí

Mortos pela Covid-19 aumentaram no Piauí Foto: Reprodução

Enquanto a Europa adota novas medidas sanitárias para barrar o aumento das mortes e infecções pela quarta onda da Covid-19, o Brasil relaxa os protocolos sanitários e de segurança para combater a pandemia, inclusive com a liberação do uso de máscara em locais públicos em várias cidades e capitais. No Piauí, os  números apontam para uma nova onda de casos e de mortes, que aumentaram nos últimos dias.

O  Núcleo de Estudo em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fiocruz realizou um levantamento que apontou o aumento de óbitos por Covid-19 em idosos com faixa etária a partir de 80 no estado, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no mês de outubro.

O Piauí registrou 88 mortes por Covid-19 no mês passado, entre os mortos 39 eram idosos com idade a partir de 80 anos. Segundo o levantamento, o número  representa aumento de 44,32%  de óbitos nesta faixa etária em relação a setembro, quando morreram 22 idosos.

“Esses dados revelam a necessidade de reforço na vacinação dos idosos longevos, além de todas as medidas não farmacológicas para o controle da pandemia em nosso estado”, analisa o professor Emídio Matos, membro do Núcleo de Estudo. “A dose de reforço é importante, mas antes da dose de reforço precisamos fazer um chamamento da população para a segunda dose. O percentual de quem não retornou é muito grande e isso é muito preocupante”, advertiu o pesquisador, em entrevista à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (17).

“É preciso considerar as realidades sociais para construir melhores estratégias”, defendeu Emílio Matos, ao comentar o grande número de pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. 

Fonte: Cidade Verde

Dê sua opinião: