PODER

Meteorologia emite alerta laranja com previsão de fortes chuvas e ventos no Piauí

Em Teresina, o prefeito José Pessoa Leal decretou estado de emergência

Várias ruas já estão alagadas na zona Norte de Teresina

Várias ruas já estão alagadas na zona Norte de Teresina Foto: PMT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (2), um novo alerta laranja sobre possibilidade de fortes chuvas no Piauí. O alerta laranja prevê chuvas intensas e ventos nas próximas 24 horas e vale  para todos  os 224 municípios do Piauí. O Inmet adverte sobre a ocorrência de chuvas  com 100 milímetros/dia, além de ventos que podem chegar a até 100 km/h.

Para as cidades que fazem divisa com o Ceará e Pernambuco, o alerta é amarelo, com possibilidade de chuvas de até 50 milímetros/dia nas próximas 24 horas.divisa com os estados do Ceará e Pernambuco, o alerta é da cor amarela, com possibilidade de chuvas de até 50 milímetros/dia nas próximas 24 horas. 


Prefeito Dr. Pessoa conversa com moradores em Teresina
Foto: Lucas Dias/Semcom

Em Teresina, o prefeito José Pessoa Leal (MDB), decretou estado de emergência por conta dos alagamentos que já deixaram várias famílias desabrigadas na zona Norte da cidade. Os rios Poti e Parnaíba estão com o nível bastante elevado e podem alagar outras áreas na capital.

“Já autorizei que o decreto fosse feito, envolvendo os três entes federados, o governo federal, o governo estadual e o governo municipal, para trabalhar em conjunto nesse momento de vulnerabilidade, que está aí previsto que as coisas poderão ser mais agravadas”, adiantou o prefeito,. que visitou as áreas alagadas neste domingo. 

“A prefeitura de Teresina sempre esteve pronta. Agora, no período de urgência e emergência, está convocando todos os secretários para juntos e integrados, resolver os problemas existentes. Se os problemas aumentarem, estamos prontos para agir em conjunto", assegurou o prefeito, que pretende se reunir com o goernador do Piauí, Wellington Dias, nesta segunda-feira (3), para definir as ações do Estado e da Prefeitura a socorrer as vítimas das cheias dos dois rios qubanham a capital.  

 

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: