Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
O monomotor piper, prefixo PU-CCO, pilotado pelo médico Jacinto Lay, tentou um pouso de emergência, após apresentar um problema na hélice do motor. A aeronave atingiu uma van e uma motocicleta antes de bater contra uma parada de ônibus na rodovia BR-316, entre os bairros Parque Piauí e Lourival Parente, na zona Sul de Teresina.
“Pane de hélice e vou procurar um campo para pouso no setor sierra, pousar na BR que vai para Barro Duro”, avisou o piloto em contato com a torre do aeroporto de Teresina
Vídeos postados na redes sociais na internet mostram o avião perdendo altitude.
Em outra postagem, gravada minutos depois da queda, o piloto é retirado da aeronave [as imagens são muito fortes, por isso não vamos reproduzi-las].
As quatro pessoas que estavam na Van nada sofreram. Já ocupante da moto, Keiliane Pereira dos Santos, de 27 anos, teve politraumatismo, passou por cirurgia e está internada na UTI do Hospital de Urgência de Teresina.
O médico Gilberto Albuquerque, é plantonista neste domingo no HUT. “O médico está com fratura de um membro inferior direito e com hemorragia intracraniana e está, neste momento, fazendo uma tomografia para que o neurologista veja se precisa de uma drenagem. Ele está entubado, mas não tem ferimento na barriga e está passando por todos os cuidados necessários".
"Pensei que seria decaptado"
"Notei que o avião estava perdendo altura. Foi muito rápido, ao ponto da asa pegar no teto da van. Consegui desviar jogando para a direita, mas foi inevitável [...] Por um instante pensei que era uma acrobacia. A gente nunca imaginou que seria uma perda de potência, um acidente. Pensei que eu seria decapitado, chegou naquele momento que não tinha nada o que fazer, só esperar”, lembrou o motorista da Van, José Ribamar do Nascimento, que estava com a esposa e dois netos - de seis e três anos.|
Nota da FMS
"A Fundação Municipal de Saúde informa que os pacientes envolvidos no acidente com o avião que caiu hoje (08) na zona sul de Teresina foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao HUT. Os dois pacientes que tiveram politraumatismo passaram por avaliação com vários especialistas e realizaram todos os exames necessários. Um deles foi submetido a cirurgia e será transferido para a rede privada a pedido da família. O outro está na UTI do HUT. O presidente da FMS, Ítalo Costa, esteve no HUT e acompanhou todo o atendimento de urgência realizado pela equipe multiprofissional do SUS de Teresina".
Nota do Corpo de Bombeiros
"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí informa que foi acionado na manhã deste domingo (08), para atender a ocorrência da queda de um avião de pequeno porte, na região do bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina. Chegando ao local, as equipes verificaram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros atendimentos à duas vítimas: o piloto do avião, identificado como Jacinto Barbosa Lay, e uma mulher, identificada como Keiliane Pereira dos Santos, que estaria em uma motocicleta, e teria sido atingida por parte do avião no momento da queda. O Corpo de Bombeiros Militar iniciou então os processos de resfriamento do local com líquido gerador de espuma (LGE), um método preventivo que tem o objetivo de evitar uma possível explosão da aeronave. No momento da queda, o avião também atingiu uma van, mas o motorista e outros três ocupantes do veículo, não se feriram. A ação teve apoio da Polícia Militar do Piauí (PMPI) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Corpo de Bombeiros Militar informa que não possui informações sobre o estado de saúde das vítimas".
Queda com Cesna em 2023
Não é a primeira vez que o médico e piloto sofre acidente áereo. No dia 26 de março - um domingo - Jacinto Lay pilotava um Cessna 206, prefixo PT-DQF, quando a aeronave caiu numa fazenda de propriedade do médico no Maranhão.
Lay sofreu fratura no tornozelo e passou por cirurgia no Hospital da Unimed em Teresina.
Avião roubado
No dia 14 de janeiro do ano passado, bandidos invadiram o Clube de Ultraleves do Piauí e roubaram a aeronave avaliada em R$ 2 milhões. O Cessna 206 caiu no município de Juara, em Mato Grosso, no dia 22 de janeiro de 2023, um domingo.
Dê sua opinião: