PODER

Tragédias - como as 242 mortes na Boate Kiss - podem ser evitadas com lei estadual

Queima de fogos provocou queimaduras em jovem durante show em Teresina

O braço queimado da jovem e o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil

O braço queimado da jovem e o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil Foto: Reprodução

A sociedade teresinense acompanhou, neste fim de semana, a repercussão de um incidente grave na casa de shows The Lounge, na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina. Uma pessoa se feriu após a queima de fogos no início do show de sexta-feira (17), mas prejuízo poderia ter sido muito maior, como aconteceu na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio matou 242 pessoas e feriu outras 680, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013.

Uma jovem, identificada como Raylla Geyza Matos, sofreu queimaduras no braço após ser atingida por um dos rojões que explodiram no palco, no começo do show do cantor Vitor Amaral. O show pirotécnico só não provocou mais estragos porque Raylla conseguiu rasgar a roupa, que pegou fogo junto com seu cabelo. (Veja o momento em que os fogos são disparados!)

Nas redes sociais, Raylla relatou o pânico, no momento do incidente na boate The Lounge. No Instagram, a víitima afirma ter comprado um “lounge” por R$ 2 mil, para ficar mais próximo do palco. "Comecei a queimar, roupa e cabelo. Entrei em pânico e rasguei minha roupa para que não queimasse mais ainda", lembrou.

A casa de show The Lounge não se pronunciou sobre o ocorrido. A assessoria do cantor 'Vitor Amaral e Banda' divulgou nota afirmando que avisou os presentes sobre os fogos (a vítima nega) e  que está à disposição da jovem. A Gerencia de Controle e Fiscalização da SDU Leste informou que vai enviar uma equipe de fiscais até o local para verificar o ocorrido e, sobretudo, analisar a situação quanto à questão da legalização de documentos referentes ao alvará, licença ambiental, sanitária e do Corpo de Bombeiros da boate The Lounge. 

Na manhã desta segunda-feira (20), foram várias entrevistas com oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, alertando para o risco da detonação de fogos em ambientes fechados.  

A aprovação de uma lei federal vai evitar que tragédias - com a da Boate Kiss - possa se repetir em outras cidades pelo país.  Os  deputados estaduais, na volta do recesso, agora em 3 de fevereiro, podem propor uma lei na Assembleia Legislativa do Piauí que proíba a queima de fogos ou qualquer outro tipo de artefato que ofereçam risco de incêndio em ambientes fechados, como casas de shows, clubes, hotéis, restaurantes, bares... enfim. Prevenir é melhor que contabilizar prejuízo, sobretudo de vidas humanas. 

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: