PODER

Inmet e Semar alertam sobre chuvas intensas com rajadas de ventos nesta madrugada

O Inmet emitiu alerta de perigo para ocorrências de fortes precipitações com ventos de 60 a 100 km/h

Meteorologia alerta para temporal no Sul do Piauí

Meteorologia alerta para temporal no Sul do Piauí Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas no Piauí nesta noite de quarta e madrugada de quinta-feira (25). O Inmet emitiu alerta laranja - perigo - de risco de ocorrências de  fortes precipitações com ventos de 60 a 100 km/h no centro-norte, sudoeste e sudeste piauiense.


Segundo o Inmet, no Nordeste, os maiores volumes de chuvas irão se concentrar no sul da Bahia e na área do MATOPIBA, com acumulados de chuva entre 40 e 70 mm. Não se descarta a ocorrência de chuvas bastante volumosas, com valores que podem ultrapassar os 100 mm, em áreas do Tocantins e sul da Bahia, e pode vir acompanhada de rajadas de vento.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) também alerta de que nestas regiões deve haver registro de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. No extremo Sul do Piauí, o volume de precipitação será bem  maior.

“Esse alerta laranja, que vai até amanhã, reflete maior cuidado. É alerta de perigo onde chuvas podem ser em um curto espaço de tempo de 30 a 60 milímetros, que é uma intensidade muito grande para um espaço de tempo pequeno ou pode totalizar no fim do dia 100 milímetros que para um solo encharcado pode trazer risco de desabamento”, explica a meteorologista Sônia Feitosa,da Semar.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: