PODER

Governo do Piauí cobra do Ministério da Saúde insumos para testagem da monkeypox

“O Ministério da Saúde parece que ainda não percebeu o perigo que é", lamentou Regina Sousa

"Variola dos macacos" Foto: Reprodução

Com 15 casos suspeitos e uma pessoa contaminada e curada da monkeypox, a “varíola dos macacos”, o Piauí cobra do  governo federal os insumos para testagem das pessoas com suspeita de terem contraído a doença, que é transmitida de pessoa para pessoa.

“O Ministério da Saúde parece que ainda não percebeu o perigo que é. Todo mundo que viveu a varíola sabe o perigo que ela apresenta. Muita gente acha que ela nem existe mais, então, era hora do Ministério da Saúde estar com uma grande campanha nas ruas igualzinho se fez com a Covid. Uma epidemia de varíola vai causar muito estrago também se acontecer”, advertiu a governadora..

“A orientação é para as pessoas evitarem, mas é algo difícil, pois não há uma campanha nacional. Por enquanto o que podemos fazer é a investigação. Ainda não temos os insumos, mas vamos enviar para fora, pois ainda não há para os nossos laboratórios comprarem. Endemia e pandemia quem tem que fazer é o Ministério da Saúde, gostaria que já estivessem atuando nessa causa”, defendeu.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: