PODER

Governadora anuncia exigência do passaporte com a 4ª dose da vacina contra Covid-19

A princípio, o passaporte vacinal será exigido para acesso às repartições públicas do Estado

Governadora do Piauí, Regina Sousa

Governadora do Piauí, Regina Sousa Foto: Reprodução/Redes sociais

A governadora Regina Sousa (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira (19), que o Piauí passará a exigir a apresentação do 'passaporte da vacina' com o registro das quatro doses contra a Covid-19. A princípio, o passaporte será exigido para acesso às repartições públicas do Estado.

O objetivo é superar a baixa taxa de imunização no estado no que diz respeito às doses de reforço. O asnúncio dos novos protocolos por conta do aumento de casos e de mortes por Covid-19 aconteceu logo após solenidade virtual de inauguração da reforma de 14 polos da UAPI, que teve transmissão on-line na plataforma Canal Educação.




Uma nova nota técnica será divulgada pelo Comitê Estadual de Operações Emergenciais (COE) exigindo a quarta dose (segundo reforço) para acesso aos órgãos públicos do Estado. O objetivo da medida é obrigar as pessoas a tomarem as dose de reforço. No Piauí, 54% da população tomou a 1ª dose de reforço e apenas 13% a 2ª dose, apesar da oferta de vacinas em todos os municípios do estado.

A governadora Regina Sousa (PT) anunciou nesta terça-feira (19) que o Piauí passará a exigir a apresentação do 'passaporte da vacina' com o registro das quatro doses contra a Covid-19. “Saíra hoje uma nova nota técnica, mas nada com peso, não terá fechamento, muita gente está na expectativa. Serão recomendações e alguma obrigação. Vamos exigir de novo o atestado de vacina. Qual é o problema? 80% das pessoas que estão sendo internadas ou só tomaram uma dose ou as duas primeira, pouquíssimas a terceira e quase nenhuma a quarta", lamentou a governadora.

Se as pessoas não estão buscando a vacina pelo convencimento, o Estado vai adotar medidas mais enérgicas para fazer com que a população volte a se vacinar, completando o ciclo vacinal, adiantou a governadora. “O reforço da vacina é a saída. Faremos um grande mutirão de vacinação das pessoas. É fazer com que as pessoas se vacinem. Se é pela dor, então, vamos exigir”, avisou Regina Sousa.




Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: