PODER

Wellington Dias: "estamos em colapso nacional e queremos evitar uma tragédia maior"

Governador defendeu um "pacto nacioonal pela vida" em entrevista sobre o avanço da Covid-19 no Piauí e no Brasil

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em entrevista coletiva

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em entrevista coletiva Foto: Reprodução

O governador do Piauí, Wellington Dias, concede uma entrevista coletiva neste momento, no escritório da residência oficial, para apresentar dados e informações sobre o atual cenário da Covid-19 e rede de saúde no Estado. Nas últimas 24 horas foram registrados no Piauí mais 1.085 casos confirmados e 20 óbitos pela Covid-19. "Nós estmaos em colapso nacional e trabalhamos para evitar uma tragédia maior".

Veja a coletiva:

O governador defendeu um "pacto nacional pela vida". "Estamos perdendo a guerra pelo coronavirus, Há um colapso na rede hospitalar nacional. É uma realidade. O que nós vamos ter que trabalhar agora é para evitar uma tragédia. Como é que agente faz para não morrer duas mil pessoas todos os dias. Como é que a gente faz para não chegar a 3 mil mortes por dia,  como já há previsão do Ministério da Saúde. Como é que agente faz para o Brasil não se tornar o centro da pandemia mundial, como é que agente faz para o Brasil não ser o país com risco de propagação do vírus com mutação para o mundo das variantes do novo coronavírus, como que podemos fazer isso. E aqui tem um dever de casa que nós vamos ter que cumprir internamente. É uma saída paliativa, não vamos enganar ninguém, é um fôlego, um oxigênio de que precisamos neste momento em que estamos, adotar não mais esse ou aquele estado, tem que adotar todos os 27 estados e o Distrito Federal", defendeu o governador.

"A adotar medidas para conter o coronavírus é o que queremos agora, porque não busca fazer todos ao mesmo tempo? O exemplo do sucesso no carnaval. Ali pactuamos os 27 estados mais o Distrito Federal, nem patrocinamos eventos, mas ainda teve descumprimento às regras. Imagine se tivesse tido carnaval no Brasil da forma como era tradicional? [...] O que nós estamos colocando é importância de ter medidas do âmbito nacional, medidas que possam evitar aglomerações com objetivo preventivo, mas adequadas para a realidade de cada estado, mas feito ao mesmo tempo no Brasil inteiro. Um documento do pacto nacional pela vida. Nós queremos trabalhar a prevenção juntos. Queremos trabalhar uma solução definitiva, que é a compra e a entrega de variadas vacinas".

Wellington Dias concede coletiva aos jornalistas
Foto: CCom


O Piauí vive a pior fase da pandemia da Covid-19 no estado, com colapso na rede hospitalar de saúde. Faltam leitos de UTI e de enfermaria em Teresina e em várias cidades do interior e a fila de espera já dura dois dias. Ontem, havia 40 pessoas aguardando internação.

Os números da Covid-19 no Piauí são alarmantes.  Os casos confirmados de Covid-19 no estado somam 181.560 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos chegam a 3.524  em 213 municípios.

A entrevista foi transmitida pelas redes sociais do governador e Governo do Estado.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: