PODER

FMS divulga datas, locais e documentos exigidos para vacinação de grupos de risco

O agendamento para a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades foi suspenso

Vacina contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19 Foto: Brasil 61

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou, no começo da tarde desta quarta-feira (5), Instrutivo nº 012/2021, de 05 de maio de 2021, sobre a prioridade na aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 no município Teresina. A instrução normativa define os grupos de risco que terão prioridade, datas e locais onde as pessoas poderão ser vacinadas, além da documentação obrigatória exigidas para a aplicação das doses. 

Veja a instrução normativa da FMS:

2021 05 04 INSTRUTIVO 012 VACINA COVID TERESINA.pdf


Segundo o documento, a FMS segue ampliando a vacinação para os grupos prioritários na capital e poderá utilizar as vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer disponíveis.

Na aplicação da segunda dose das vacinas, deverá ser respeitada a correspondência do mesmo imunobiológico recebido na primeira dose, com o intervalo recomendado pelos laboratórios, a saber:

-  vacina Aastrazeneca: a segunda dose com 12 semanas;

-  vacina Coronavac: a segunda dose com 4 semanas; e

-  vacina Pfizer: a segunda dose com 12 semanas.


Agendamento suspenso
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou comunicado informando que o agendamento para a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades está temporariamente suspenso devido à grande demanda que preencheu todas as vagas. Nessa etapa inicial, foram 1.920 vagas abertas por quatro dias em 5 salas localizadas em hospitais da capital.

"No entanto, a FMS esclarece que não falta vacina. Porém, para a abertura de novas vagas, é preciso fazer uma avaliação inicial da capacidade da equipe de manejo e das salas de vacina, bem como a grande quantidade de especifidades da vacina que será aplicada (Pfizer), que exige condições rigorosas de armazenamento e aplicação, para então redimensionar o quantitativo de vagas por hora. A FMS reitera que tem doses suficientes para cobrir o público alvo desta etapa (55 a 59 anos com comorbidades), e que abrirá novas vagas em breve".

Fonte: FMS

Dê sua opinião: