PODER

Firmino Filho diz que não teme nenhum "laranja" da oposição

Prefeito avisa que vai comparar a gestão municipal com a gestão do PT no Estado

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) Foto: PMT

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), admitiu que o anúncio do candidato da prefeitura deve acontecer somente em março, como em 2004, depois de uma análise criteriosa, que envolve pesquisas, conversas com aliados e com o eleitor teresinense. 

Firmino criticou a oposição e avisou que não teme nenhum dos vários “laranjas” que representam a oposição. A entrevista foi concedida  nesta sexta-feira 917), após a posse dos novos conselheiros municipais, no Palácio da Cidade .

O último ano do mandato

“Estamos iniciando 2020. Esse é o nosso último ano como prefeito, a nossa despedida da cidade, nós estamos no último mandato. O último ano do nosso mandato. Então durante todo o ano 2020 nós vamos nos despedir. É o momento para agradecer Teresina por tudo aquilo que a cidade tem nos dado a cidade foi muito generosa conosco  desde 1996 a cidade acreditou no nosso nome, nas nossas propostas e ao longo do tempo a gente também buscou honrar esse compromisso que a cidade nos renovou três vezes, nos concedeu quatro vezes. Então a nossa vida pública é comprometida com a cidade de Teresina. Nós buscamos acordar cedo, trabalhar pela cidade trabalhar com rumo, com o planejamento, trabalhar com o resultado,  trabalhar com correção, com seriedade, trabalhar com gente de bem, com a gente bem intencionada. E ao longo do tempo muita coisa boa foram feitas  e outras tantas não puderam ser feitas,  mas a cidade, ela compreende o nossos esforços da cidade ela tem sido tão boa, tão generosa, que ela chega até compreender as nossas eventuais falhas”.

Escolha do candidato

“Este ano a gente vai buscar reproduzir uma escolha, o processo de escolha, que é o nosso modelo. Em 2004, nós estamos exatamente numa posição bastante semelhante.  Estávamos no final do nosso mandato, mas não tinha nenhum candidato natural e nós tínhamos que ter um processo de escolha daquele candidato que ia nos representar. N[os estamos fazendo em 2020 o que fizemos em 2004”.

Pesquisas e entendimentos

“Nós estamos fazendo um conjunto de pesquisas, de conversa para ouvir a população sobre a situação da cidade, como a população está vendo a realidade da nossa cidade, como nosso povo está se vendo seu dia-a-dia, seu cotidiano, como a população ver o papel da prefeitura, como está vendo o desempenho da prefeitura nas várias administrações, nas várias áreas de atuação da cidade, não apenas do ponto de vista administrativo, mas também a questão de natureza política, as alternativas estão sendo colocadas para a cidade nesta eleição de 2020. E a partir de todas essa análise é que a gente vai escolher o candidato que melhor vai nos apresentar, representar a nossa equipe, a nossa forma de administrar. O nosso candidato não vai ser um candidato de si mesmo. Vamos ter um candidato representando a nossa equipe e ao mesmo tempo nós temos a responsabilidade de escolher um candidato que seja competitivo para ser o prefeito da cidade”.

Nomes fantásticos

“Em 2020 nós estamos aplicando a mesma coisa que em 2004. Nós não preparamos nosso sucessor porque esse não é nosso papel. Nosso papel é administrar a cidade. Em 2004 nós fizemos uma escolha técnica. Nós temos vários nomes são fantásticos para administrar a cidade. Nós temos uma riqueza de candidatos que podem ser bons candidatos e bons prefeitos. A partir da análise que nos estamos fazendo, em outubro e novembro, vamos repetir agora em janeiro e fevereiro e é a partir de toda essa discussão, desse vai e vem que a gente vai consolidar um conjunto de nomes e de critérios para que a gente possa chegar no final do processo com um candidato legal”.

Nenhum escolhido

“Não existe nenhuma escolha de candidatos feita. Existe muita antecipação muito nervosismo, muita tensão, muitas informações e contra-informações nesse debate.  Se você pegar, se alguém tiver curiosidade em ver o que aconteceu 2004 vai perceber que está acontecendo exatamente a mesma coisa. No carnaval de 2004 nós não tínhamos um candidato definido. O carnaval aconteceu em fevereiro 2004. Em março de 2004 que nós tivemos o nosso candidato. O mesmo processo foi feito: consultar a população, consultar os partidos aliados, consultar lideranças políticas e comunitárias, consultar os nossos históricos do nosso partido. Estamos fazendo a mesmo a coisa.  O processo de decisão tem ele tem um conjunto de procedimentos. E esse procedimento em 2020 está sendo exatamente o mesmo de 2004”.

Sílvio Mendes

“Em 2004 nós tínhamos o Kleber Montezuma, Silvio Mendes, Freitas Neto,  Luciano Nunes Fernando Said... vários nomes que estavam 2004 estão também aqui. Agora estamos aplicando a mesma responsabilidade de aplicar eu mesmo processo que tivemos a responsabilidade de aplicar em 2004. O processo é exatamente o mesmo, o nome que vai sair não necessariamente vai ser o mesmo. Pode ser que sim pode ser que não”.

Laranjas da oposição

“A oposição está preocupada porque ela teme a comparação com o nosso modelo de administração. Então diga a eles que podem ficar tranquilo que eles vão ser comparados. Eu vou ter que prestar contas do jeito que eles querem, do jeito que eles administram, o que eles pensam para cidade. Eles não vão fugir disso, você pode ter certeza que nós vamos estar unidos para defender o nosso modelo de administração e para comparar com o estrago que eles estão fazendo no Governo do Estado. Eles não vão fugir dessa comparação, por mais que eles tentem eles não vou fugir, eles vão ter que dizer como é que eles sabem trabalhar, como é que eles sabem trabalhar na educação, como é que eles sabem trabalhar na saúde, trabalhar na mobilidade, como que estão trabalhando até a segurança, porque a gente não vai se negar a se comparar com essa oposição e com os vários laranjas que vão representar essa oposição”.

Fonte: Paulo Pincel/Marcelo Rocha

Dê sua opinião: