PODER

Fabio Novo faz caminhada na Av. Juarez Távora no Parque Piauí e visita Feira do Livro

“Uma das nossas principais propostas é dobrar o número de escolas de tempo integral", destacou

O candidato Fábio Novo visitou o Parque Piauí nesta terça-feira (10)

O candidato Fábio Novo visitou o Parque Piauí nesta terça-feira (10) Foto: ASSESSORIA

O candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual Fábio Novo participou, na manhã de hoje (10), de uma caminhada na Avenida Juarez Távora, localizada no bairro Parque Piauí, zona Sul da cidade. No percurso, Novo ouviu demandas da população, principalmente de mães sobre a educação. Muitas são comerciantes na região e precisam se desdobrar para trabalhar e manter os filhos na escola.

“Uma das nossas principais propostas é dobrar o número de escolas de tempo integral. Eu, como professor, acredito muito na escola de tempo integral. Temos um gargalo muito forte, que é a vaga na creche. Atualmente, Teresina não cumpre o que manda o Plano Nacional de Educação, que é ter pelo menos metade das crianças de até três anos matriculadas”, explicou Fábio Novo.



Além de investir em escolas, o plano de governo de Fábio também foca na valorização do servidor com reajuste salarial e programas de capacitação tecnológica.

Ainda durante a caminhada, Fábio Novo conversou com Raylla Silva, vendedora e mãe de Wallace, que tem três anos de idade e foi diagnosticado com autismo. Sua principal queixa é a demora em conseguir especialistas para o tratamento do seu filho. “Estou há mais de um ano na fila para conseguir tratamento para meu filho. Nunca saiu uma consulta para ele. Eu estou com sete pedidos de diferentes áreas para o tratamento e, até o momento, seguimos nessa fila”, contou Raylla.



Em visita à Feira de Livros, Fábio Novo garante modernização da Praça do Fripisa

Fábio Novo tem reforçado a atenção que o município deve oferecer às mães de crianças autistas. Em suas reuniões e caminhadas pela cidade, uma das principais queixas é a fila para conseguir um laudo médico comprobatório referente ao autismo e à iniciação do tratamento, além da inclusão da criança na escola.

“Teresina tem uma população de 250 mil pessoas com deficiência. Em nosso plano de governo, além da criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, queremos implantar, em cada zona da cidade, um centro que cuide dessas crianças. Encontro muitas mães com filhos autistas e tenho esse compromisso de dar a assistência necessária”, finalizou Fábio Novo.

Fábio Novo se reuniu com vendedores da Feira de Livros da Praça do Fripisa, localizada no Centro da cidade. Novo reforçou o compromisso de seguir contribuindo com a modernização do espaço, que movimenta a renda de 200 famílias.




“Nós conseguimos organizar uma associação para dar início à elaboração de projetos que visam às melhorias da praça. Aqui é para ter um projeto bonito, com a feira do livro em frente à maior biblioteca pública do estado. Já organizamos as burocracias, temos a lei; agora, precisamos de um prefeito que vai pegar na mão e, juntos, vamos deixar essa praça moderna, que será um dos lugares mais visitados de Teresina”, contou Novo.

A maior biblioteca pública a que Fábio se refere é a Biblioteca Pública Estadual Cromwell de Carvalho, totalmente reformada graças a uma emenda do parlamentar. O local ganhou novas salas de leitura, guarda-livros, estação digital, vinilteca, sala de referência, auditório e salas com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais auditivas e visuais.

A presidente da Associação dos Vendedores de Livros do Piauí (AVLU), Glaicy Nascimento, destacou a importância da criação da associação, que foi aprovada pelo SIEC (Sistema de Incentivo Estadual à Cultura) e irá receber R$ 300 mil para a obra de modernização da feira de livros.

“Precisamos seguir com o apoio também da prefeitura para ajudar nesse processo de transformação da nossa praça, que irá beneficiar não só os vendedores de livros, mas também os vendedores no entorno. São muitas famílias que serão beneficiadas indiretamente pela modernização da feirinha do livro e estamos muito felizes”, finalizou a presidente.


Fonte: ASSESSORIA

Dê sua opinião: