PODER

Dr. Pessoa tem cinco dias para explicar denuncia de que fez campanha infectado

Candidato do Cidadania, Mário Rogério, denunciou Pessoa por fazer campanha doente

Joaquim do Arroz e Dr. Pessoa durante encontro na zona Sudeste da capital

Joaquim do Arroz e Dr. Pessoa durante encontro na zona Sudeste da capital Foto: Reprodução/Instagram

A promotora eleitoral Gianny Vieira de Carvalho, da 98ª Zona Eleitoral do Piauí, concedeu prazo de cinco dias para manifestação do candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, em relação à denúncia do candidato a prefeito pelo Cidadania, jornalista Mário Rogério, de que o adversário contraiu Covid-19 e continuou fazendo a campanha normalmente, colocando a risco a vida de assessores, de apoiadores e das pessoas próximas a ele.

A Promotoria Eleitoral recebeu a denúncia nº 3808/2020, feita pelo candidato Mário Rogério, e instaurou a Notícia Fato 167.349/2020 para curar os fatos narrados conforme amplamente destacado nos meios de notícias locais (portais, emissora de tv, jornais imprensos).

Veja a Notícia Fato!

Protocolo 000167-349-2020 (1) (arrastado).pdf

“No dia 27 de outubro ocorrera um debate na Rede Meio Norte Televisão, onde logo no início foi destacados a ausência do candidato José Pessoa Leal conhecido na campanha eleitoral como Dr. Pessoa. Ocorre que, como justificativa, José Pessoa Leal afirma que havia compromisso pré-agendado naquele dia. De fato, o candidato se fez presente com várias pessoas em comício realizado no bairro Promorar, em companhia do vereador Jeová Alencar e do seu vice, Robert Rios. O fato absurdamente preocupante em todo o relato consiste na declaração dada pelo candidato, logo no dia subsequente ao debate promovido. No dia seguinte, 28 de outubro, em debate realizado pelo Sindserm, José Pessoa Leal, diante da repercussão negativa de sua ausência do debate realizado pela TV Meio Norte, repisa-se a informação do dia anterior, que a razão de não ter comparecido ao importante evento foram em decorrência de estar contaminado pelo vírus covid-19. Em resposta à indagação feita pelo senhor Mário Rogério, José Pessoa Leal responde não ter não foi por ter contraído Covid”, relata a promotora na Notícia Fato.

O denunciante acrescenta que após afirmar que fora contaminado pela Covid-19, Dr. Pessoa afirma textualmente o seguinte: “Jornalista Mário Rogério, eu estou, eu sou da comorbidade, eu sou da terceira idade, há dias peguei coronavírus, eu estou fazendo fisioterapia, fiz tomografia, estou me cuidando, não sou criança. Portanto a eleição é um fato, mas a minha vida é outro. E eu tenho que me resguardar porque eu cuido bem da minha vida e da vida dos outros. Portanto o motivo de eu não ter ido. Eu continuei fazendo controle tomográfico, eu fiquei fazendo fisioterapia e continuei tendo dificuldade muitas das vezes de me expressar aqui com os colegas  presencialmente. Portanto se você queria a justificativa é essa aí. E eu tenho documento, tem as mãos limpas Eu tenho uns documentos do que estou falando. José Pessoa Leal, portanto, afirma de forma clara que contraiu a doença que assola o país ceifando inúmeras vidas e destruindo a economia mundial e simplesmente estaria transitando de forma despreocupada durante a campanha eleitoral, fazendo política, comícios, carreatas, passeatas sem cumprir o isolamento necessário e as demais regras de segurança exigidas pela Organização Mundial de Saúde a todos que contraíram o vírus”, escreveu a promotora  Gianny Vieira de Carvalho na denúncia.

Dr. Pessoa tem até sexta-feira para se manifestar sobre os fatos denunciados.  O candidato não se manifestou sobre a denúncia. 

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: