PODER

Conselho Regional de Medicina critica decreto: saúde deve ter absoluta prioridade

CRM-PI alerta que negligência por repetir em Teresina o que acontece em Manaus

Aumenta, diariamente, o números de óbitos pela Covid-19 em Manaus

Aumenta, diariamente, o números de óbitos pela Covid-19 em Manaus

Evitar que se repita em Teresina o que acontece em Manaus (AM), onde a saúde entrou em colapso - falta até oxigênio e outros insumos nos hospitais superlotados de pacientes com Covid-19. O alerta é do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí,  em nota divulgada na tarde de sábado (30).

Veja a íntegra da nota do CRM-PI!
nota-crm-pi-30-01-2021-decreto-municipal-final.pdf

O CRM-PI reagiu ao Decreto n° 20.556, de 29 de janeiro de 2021, assinado pelo prefeito de Teresina, médico José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa (MDB): Na contramão do posicionamento estadual, o prefeito flexibilizou o funcionamento do comércio, autorizou festa com música ao vivo, “sob a justificativa de que a economia e a proteção à vida devem caminhar juntas”.

“Salta aos olhos que os gestores municipais parecem negligenciar sua responsabilidade com a saúde da população teresinense, enxergando o triste cenário da pandemia em nossa capital sob uma ótica míope e indiferente. O estado da pandemia é de emergência, o que exige de todas as autoridades ações efetivas e concretas para proteger a saúde pública”, defende a presidente do CRM-PI, Mírian Perpétua Palha Dias Parente, no manifesto.

“Diante desta incongruência de posicionamentos, o CRM-PI, cumprindo sua função social e preocupado com a saúde da população piauiense, externa sua insatisfação em relação ao Decreto n° 20.556, de 29 de janeiro de 2021, da Prefeitura de Teresina, ao tempo em que requer que os gestores tratem a saúde com absoluta prioridade, a fim de evitar que os teresinenses passem por igual sofrimento enfrentado pelos pacientes oriundos de Manaus-AM”, acrescentou a nota do CRM-PI.

Fonte: CRM-PI

Dê sua opinião: