PODER

Cientistas alertam para segunda onda da Covid no Nordeste

Comitê Científico do Nordeste atualizou a situação da Covid-19 em todos os estados

Teste de Covid-19

Teste de Covid-19 Foto: Reprodução

O Comitê Científico do Nordeste (CCNE) atualizou a situação da Covid-19 em todos os estados da região e alerta para possível segunda onda da doença, caso os protocolos de segurança e higiene não sejam obedecidos sobretudo depois que as medidas de flexibilização foram adotadas nos municípios nordestinos.

“Há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sars-CoV-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem. Já passamos por essa situação de ver os acontecimentos primeiro na Europa e depois se reproduzindo aqui. Temos uma oportunidade, desta vez, de não deixar isso se repetir”, advertiu o cientista Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do CCNE.


Veja o boletim!

Boletim_12_21out20.pdf


O Comitê recomenda a adoção de medidas de prevenção com chegada de pessoas vindas da Europa, onde já se configura uma segunda onda da pandemia. São turistas que costumam frequentar os estados do Nordeste, principalmente a Bahia, Pernambuco e Ceará durante a alta temporada.  

Em vários países europeus existe claramente a incidência de casos, configurando uma segunda onda da Covid-19, fenômeno conhecido de outras epidemias. Este fenômeno – a segunda onda de contágio -  é resultante do “acomodamento” da sociedade com a diminuição do número de casos e o relaxamento exagerado nas medidas de prevenção do espalhamento do vírus. O início da segunda onda já está evidente no grande aumento do número de casos da Covid-19 e num aumento menor, mas evidente, na Itália, França, Espanha e Reino Unido, dentre outros países europeus.

Fonte: Comitê Científico do Nordeste

Dê sua opinião: