PODER

Cavalgada com 350 montarias abre a 70ª Expoapi neste domingo em Teresina

"Essa edição será a maior de todas”, previu o secretário de Fazenda, Rafael Fontelles

Deputado João Mádison com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles

Deputado João Mádison com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles Foto: Efrém Ribeiro/Meio Norte

Uma cavalgada abriu neste domingo a 70ª Exposição Feira Agropecuária do Piauí (Expoapi), que prossegue até o próximo domingo (12). Políticos e autoridades prestigiaram a cavalgada, que começou na Avenida João XXIII, na altura do Balão do São Cristóvão, na zona Leste, indo até o Parque de Exposições Agropecuárias Dirceu Arcoverde , na BR-343, na saída para o município de Altos.

O secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Rafael Fonteles, estava presente na cavalgada, ao lado do deputado estadual João Mádison (MDB) e o deputado federal Fábio Abreu (PL).

"É a maior Feira Agropecuária do Nordeste do Brasil, é um grande espaço de intercâmbio dos pecuaristas e que reforça a nossa potencialidade histórica para a pecuária", disse Rafael Fonteles, montado em um cavalo de raça.

O deputado federal Fábio Abreu disse que participa todos os anos da Cavalgada. "Eu participo da Cavalgada da Expoapi e de outras cavalgadas. Participo também como criador", emendou Fábio Abreu.

Deputado Henrique Pires
Foto: Efrém Ribeiro/Meio Norte


O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Equinos,  Luiz Augusto de Oliveira,  contou 350 animais na cavalgada. "É a grande abertura da 70ª Expoapi e consagramento de familiares e dos criadores de equinos do Piauí".

Cerca de 5.500 animais passarão pelo parque de exposições e a expectativa é de que 600 produtores participem do evento. “Esse será desafiador por ser um evento-teste, mas todas as precauções estão sendo tomadas. Já temos criadores de 18 estados confirmados, que nos trarão mais conhecimentos e que nos permitirão melhorar a forma de trabalho. A Expoapi tem um grande peso na economia do estado e será importante nesse momento”, afirmou o governador Wellington Dias, no lançamento oficial da 70ª Expoapi, na semana passada.

“Serão movimentados no evento cerca de R$ 40 milhões em negócios com os pecuaristas. Além disso, o Governo do Estado investiu na recuperação do parque, com o objetivo de fomentar essa feira que representará a melhoria da qualidade da nossa pecuária. Essa edição será a maior de todas”,  previu Rafael Fontelles.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: