PODER

Câmara Municipal aprova reajuste da contribuição para o IPMT de 11% para 14%

Rolo compressor: Reforma da Previdência proposta pelo Dr. Pessoa foi aprovada com apenas dois votos contra

Sindicalistas e servidores nas galerias da Câmara Municipal de Teresina

Sindicalistas e servidores nas galerias da Câmara Municipal de Teresina Foto: Sindserm

Sob protesto dos servidores municipais, que tentaram invadir as galerias depois que as postas foram fechadas, a Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta terça-feira (7) a Reforma da Previdência, em primeira e segunda votação, com os votos contrários dos vereadores Aluísio Sampaio (Progressistas) e Paulo Lopes (PSDB).  A alíquota de contribuição do servidor - ativo e inativo - passa de 11% para 14% e aposentadoria dos servidores da ativa, que passa ter como  idade mínima para 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres).

O coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, reclamou que o aumento da alíquota de contribuição para a previdência também será cobrado dos aposentados e não apenas dos servidores ativos, como foi anunciado pelo líder do Prefeito, Renato Berger, e pelo vereador Dudu, que tem sido porta-voz dos servidores nas negociações com a Prefeitura de Teresina.

“Os pontos mais cruéis nós mostramos para a categoria. O que precisamos é fazer a discussão desse calhamaço dessas modificações que eles não discutiram com ninguém. Viemos ontem para ver a cara dos técnicos que tremia a justificar a escolha de índice que são favoráveis ao Instituto, mas não ao servidor, de taxação de aposentados que já tem um salário baixíssimo”, reclamou Sinésio Soares.

O coordenador do Sindserm, Sinésio Soares
Foto: Facebook


Renato Berger também garantiu que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) estuda conceder uma compensação aos servidores devido às perdas salariais para aqueles que ganham até R$ 5 mil. O líder explicou que as medidas aprovadas com a reforma da Previdência serão válidas apenas a partir de abril de 2022.

“Aqueles servidores que recebem até R$ 5 mil vão receber alguma coisa, através de abono aumento, algum mecanismo, estamos estudando um mecanismo legal para que não percam”, assegurou o líder

O vereador Dudu Borges (PT) votou a favor da reforma e foi duramente criticado pelos manifestantes. O petistas justificava que o IPMT irá à falência falir se n´~aos e adequar às regras em vigor no Estado e na União. "O prefeito no dia em que conversava conosco disse que queria esse tipo de indicação.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar (MDB), agumentou que existe uma Lei sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que impede o município de aumentar despesas com pessoal até o dia 31 de dezembro. "Tenho certeza que no início do ano o prefeito vai compensar essa perda dos servidores”, garante.


Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: