PODER

Ataque de rackers derruba sistemas do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina

A ATI e a Prodater informaram que não houve ataques aos sistemas, mas ao domínio pi.gov.br

Racker

Racker Foto: Reprodução

Postada às 9h

Ataques de rackers na manhã desta sexta-feira (10) obrigaram aos órgãos de Tecnologia da Informação do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina a retirar do ar as suas páginas oficias com conteúdos - informações e serviços.

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) da Prefeitura de Teresina e Agência de Tecnologia da Informação (ATI) garantiram que não houve ataques aos sistemas do Estado e do município, mas ao domínio pi.gov.br, o que efetou todos os subdomínios, inclusive dos outros poderes.

Segundo a ATI e a Prodater, a  segurança dos dados e dos sistemas foi assim preservada do ataque de hackers, como aconteceu com o  Ministério da Saúde, na madrugada de hoje.
Permanecem fora do ar as páginas oficiais da Detran-PI, Iaspi, secretarias de Estado da Fazenda, Saúde e Segurança, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação Piauí Previdência e outros órgãos do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Fundação Municipal de Saúde (FMS) e outros no município.

Nota da ATI:



Nota da Prodater:
"A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura.  A ATI do Estado do Piauí ficou de emitir uma nota oficial informando o problema.  Estamos aguardando mais informações para entender de fato o que aconteceu".



Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: