PODER

Aprosoja alerta que dois terços do cerrado piauiense está isolado

Á água levou cerca de 100 metros da rodovia PI-247, entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves

Rodovia destruida prejudica escolamento dos grãos no cerrado

Rodovia destruida prejudica escolamento dos grãos no cerrado

Mais da metade do cerrado piauiense está isolado. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), Alzir Neto, explica que 2/3 da produção de grãos está ilhada depois da destruição de um trecho de aproximadamente 100 metros da rodovia PI-247, entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí.

“É uma situação extremamente crítica, é a única ligação dos municípios Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, que hoje se encontram totalmente ilhados, nós temos quase que 2/3 da produção do estado, além desses municípios e dessas comunidades ilhados, sem qualquer ligação hoje com o restante do estado”, adverte Alzir Neto.

Para sair da região, os moradores usam uma estrada vicinal pelo Maranhão e atravessam o rio Parnaíba em balsas. Com grandes caminhões graneleiros, não é possível utilizar esse atalho.
“Hoje para sairmos daqui, nós temos que pegar uma via vicinal que sai pelo Maranhão, atravessar o Rio Parnaíba com balsas e daria a volta para subir para Uruçuí, Teresina ou para qualquer outro município, o que grande caminhões, dependendo do que esteja carregado, não faz esse trecho, então é um situação que pode ter um impacto significativo para essa região produtora, além da própria sociedade que sofre com tudo isso", lamenta o presidente da Aprosoja.

No mês de fevereiro, acotnece as  primeiras colheitas na região, mas ainda há insumos, materiais, equipamentos e máquinas que precisam chegar aos municípios. “Ainda temos produtos que precisam chegar nas lavouras. Nós temos lavouras de milho que foram implantadas que precisam de ureia. Nós temos máquinas que precisam chegar, então esperar para fevereiro para ter uma resolução é um caso extremamente crítico”, avalia Alzir Neto.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: