PODER

Amostragem aponta vitória de Rafael no primeiro turno com apoio de Lula e Wellington

Sílvio Mendes, apoiado por Ciro Nogueira, aparece em segundo com 23% das intenções

pré-candidatos Wellington Dias e Rafael Fonteles em reunião política

pré-candidatos Wellington Dias e Rafael Fonteles em reunião política Foto: Assessoria

O pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores, Rafael Fonteles, venceria no primeiro turno as eleições de 2 de outubro, com o apoio de Lula e Wellington Dias, com 42,50% dos votos. É o que aponta a nova pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública/Amostragem, realizada entre os dias 21 a 25 de maio. O pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, apoiado pelo ministro Ciro Nogueira (PP) aparece com 23,80% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

Em terceiro vem o pré-candidato do PL, Major Diego (PL), com 4,90% com apoio do presidente Jair Bolsonaro; Gessy Fonseca (PSC), apoiada pelo Pastor Everardo (3,25%); Gustavo Henrique (Patriota), candidato apoiado por Ovasco Resende (1,35%); Ravenna Castro (PMN), que conta com o apoio de Carlos Massarolo (1%); Wallace Miranda (Novo), apoiado por Eduardo Ribeiro (0,85%), Venício do Ó (PTB), apoiado por Marcus Vinícius Vasconcelos (0,85%) e Alessander Mendes (Podemos), com o apoio de Renata Abreu (0,75%).

Os entrevistados  que responderam que não votariam em nenhum dos candidatos somaram 9,55%. Outros 9,05% não sabem ou não opinam e 2,15% votariam nulo ou em branco.



Empate sem apoio
Na pesquisa estimulada para governador, sem considerar apoios, Rafael e Silvio Mendes empatam tecnicamente: Sílvio 27,75% e Rafael 26,75%. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos. Logo depois dos dois pré-candidatos aparece o nome de Gessy Fonseca (PSC), com 3% das intenções, seguida por Major Diego, com 2,55%, Gustavo Henrique (1,40%), Venício do Ó (1,30%), Ravenna Castro (1,20%), Alessander Mendes (0,65%) e Wallace Miranda (0,65%). Outros 14,65% dos entrevistados responderam ninguém, 18,90% não sabem ou não opinam e 1,90% dizem que votariam nulo ou em branco.

O Instituto Amostragem ouviu 2 mil pessoas em 90 municípios das microrregiões Baixo Parnaíba Piauiense, Litoral Piauiense, Teresina, Campo Maior, Médio Parnaíba Piauiense, Valença do Piauí, Alto Parnaíba Piauiense, Bertolínia, Floriano, Alto Médio Gurguéia, São Raimundo Nonato, Chapadas do Extremo Sul Piauiense, Picos, Pio IX, e Alto Médio Canindé.  A pesquisa eleitoral para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral é o PI-09886/2022, em 20 de maio de 2022.

Fonte: Instituto Amostragem

Dê sua opinião: